domingo, 27 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DAS TELESSALAS

          Às 8hs do dia 23 de fevereiro de 2011, no auditório do CIAC, realizou-se o primeiro encontro das Telessalas da jurisdição - 9ª Dired, com a finalidade de apresentar a proposta da equipe para o ano em curso.
          Iniciou-se as atividades, com um caloroso acolhimento, através da leitura do texto - COMEÇAR e em seguida as boas vindas pelos profissionais. Ivânia Torres, chefe da 9ª Dired, falou para os educadores presentes.
          Logo após Symone Hipólito, apresentou a proposta para o ano em curso e nos orientou na elaboração do Plano de Ação e relatórios semestrais, onde todos ficaram atentos e puderam interagir com os demais, trocando ideias sobre trabalhos desenvolvidos e dando sugestões.

                     Encerrou-se as atividades, com uma mensagem motivacional - por sinal muito linda - O OLHAR DO EDUCADOR.
           Assim, finalizo as minhas palavras mostrando que o ambiente TELESSALA, quando os profissionais que lá estão, tem a responsabilidade do seu papel, ver neste local uma educação prioritária, assumindo a condição de repassar conteúdos numa dimensão articuladora das diferentes culturas, cujos governantes, escolas e gestores,  percebam neste ambiente uma fonte prioritária na formação de cidadãos nos mais contextos culturais.
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DIVULGANDO PROJETOS.

          Hoje, 22 de fevereiro de 2010, nós professoras orientadoras da Telessala - Irene, Joana e Rita, sentamos com a equipe pedagógica da escola, para mostrarmos o andamento da elaboração do projeto  Escola: Espaço de Identidade Jovem. Tema: Escola Estadual Capitão Mór Galvão - Conhecendo e Valorizando a Entidade, através das mídias, que será desenvolvido no ano em curso.
            Este encontro foi bastante proveitoso, pois houve a interativiadde de ambos e a aceitação da equipe em ajudar a desenvolver o projeto. A próxima etapa é reunirmos com os professores envolvidos para mais troca de experiências.
             Assim, finalizo minha palavras, dizendo que a inteligência precisa nutrir-se de boas ideias. Contudo, nossa vida não melhora somente com o que se aprende, e sim com o que colocamos em prática daquilo que aprendemos, pois "Ao construirmos os projetos de nossas escolas, plenejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para adiante, com base no que temos buscando o possível." - VEIGA,1996:12.

Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

domingo, 20 de fevereiro de 2011

TELESSALA - UM APOIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO.

          A primeira semana de aula, foi marcada por expectativas, tanto pelos educadores, como educandos. As ferramentas tecnológicas foram presente na escola nos três turnos, através de mensagens de boas vindas em slides, vídeos motivacionais, tornando o primeiro dia de aula bem caloroso.
          A Telessala, muito bem visitada nos três turnos, este ano está atendendo a 852 alunos, sob a orientação das professoras Joana D'Arc (Matutino), Rita Cruz (Vespertino) e Irene Medeiros (Noturno).

          No dia 15 de fevereiro de 2010, recebi a visita da professora Joseane (Física), juntamente com os alunos da 1ª série "E". A referida professora, utilizou este ambiente porque estava trabalhando o conteúdo Movimentos da Cinemática e para enriquecer o conteúdo ministrado em sala de aula, solicitou a minha pessoa, projetar uma Teleaula em DVD, envolvendo o assunto.  O objetivo da mesma, era levar os alunos a perceberem as diferentes formas de movimento e relacionar os conceitos físicos.
          Dia 16 de fevereiro, quem veio para a sala, foi a educadora Kalina (sociologia), com os alunos da 3ª série "D" (2º horário) e 2ª série "E" (4º horário). O objetivo dela era traçar metas para o ano em curso. A mesma projetou um vídeo motivacional "Feliz 2011" e em seguida realizou uma dinâmica de grupo - VALORES.
          Vale ressaltar que ambas as aulas,  ministradas neste ambiente que defendo (Telessala), foram acolhedoras, com direito a bombons e uma linda mensagem motivacional em slides - O AMANHECER.
          Assim, fazer da Telessala um ambiente acolhedor, estimulador e torná-lo um apoio na educação, torna-se para mim, atuante no processo educacional, pois nós educadores, temos que ser mediadores da aprendizagem, tornando-nos aprendizes, juntamente com nossos alunos.

Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SEMANA PEDAGÓGICA - E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO

          No período de 9 a 11 de fevereiro de 2011, nos horários de 19h às 22h, no auditório da referida escola, realizou-se a Semana Pedagógica, cujo tema abordado foi: (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, A PARTIR DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER.
          A telessala esteve presente em todos os momentos, desde a elaboração das ideias para esta semana, como durante o evento, trabalhando a autoestima dos educadores, através de slides motivacionais e divulgação de projetos que serão realizados durante o ano em curso.
          Nestes encontros, os professores vivenciaram oficinas, com as temáticas: A Tecnologia no cotidiano da escola e Implicações das avaliações da Educação Básica para a prática pedagógica.
          É importante ressaltar o valor desses encontros para nós educadores, pois nos levam a refletir a prática. Sabe-se que o trabalho de educar é duro e que, apesar de sermos mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, ainda encontramos parte que resiste e continua apaixonado pelo seu trabalho.
          Portanto, finalizo as minhas palavras, com uma citação de Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA - UM NOVO OLHAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

        No dia 07 de fevereiro de 2011, as 19h na escola estadual "Capitão Mór Galvão", com o tema: Jornada Pedagógica - Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da educação básica, foi iniciada a Semana Pedagógica da rede estadual de ensino.
        Iniciou-se os trabalhos com uma calorosa acolhida, seguindo da composição da mesa e apresentação da gestora da 9ª Dired, a qual fez a abertura oficial das atividades.
       Houve uma apresentação cultural com os alunos da escola estadual "Tristão de Barros" e logo após houve a exposição temática - "Implicações das avaliações da Educação básica na Prática Pedagógica", com a professora Mestra - Maria da Glória Fernandes do Nascimento Albino, a qual interagiu com os educadores.
        Encerrando as atividades foi oferecido um coquetel para todos os presentes.
Irene Maria de Medeiros
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

          

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Encontro com a RPTV - Currais Novos/RN

          No dia 21 de janeiro de 2011, às 10h e 30min. participei de uma reunião na sede da Rede Potiguar de Televisão. Estavam presentes representantes das escolas: Tristâo de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e Capitão Mór Galvão, como também Raimundo Melo (Coordenador da CECOP/RPTV, Cinema na Escola/RPTV, Projetos ONGs e do Estado), Ana Paula (Coordenadora da RPTV/C.Novos).
          
          Este encontro teve como objetivo traçar metas para a II Amostra de Cinema na Escola, que acontecerá em junho deste ano. Cada participante falou da sua proposta e a Escola Estadual Capitão Mór Galvão, por mim representada, levou por escrito, as ideias de um projeto que a Telessala desta instituição pensa em desenvolver com a sua comunidade escolar: Projeto Escola: Espaço de identidade Jovem. Tema: Escola Estadual Capitão Mór Galvão - Conhecendo e valorizando a entidade, através das mídias.
          Assim, os excelentes resultados que temos tido com nossos projetos, resultou no convite da RPTV em colocarmos este novo desafio e compartilhar com outros educadores as ideias que tanto defendo. Uma Telessala atuante, baseada na prática do aprender utilizando as ferramentas tecnológicas de forma construtiva.
Irene Maria de Medeiros
Pedagoga/ Especialista em Tecnologias em Educação