sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Registro das pesquisas da E. E. Capitão Mor Galvão - década 70 / 80

ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO 100 ANOS FAZENDO HISTÓRIA
         O GrUPO ESCOLAR CAPITÃO MOR GALVÃO  QUE SE TORNOU UM SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURRAISNOVENSE, A PARTIR DA DÉCADA DE 70, PASSOU POR MUDANÇAS, COM A LEI 5.692/71.
            ESTA LEI, QUE FIXOU AS DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO DE 1º E 2º Graus, favoreceu esta  instituição. Sendo assim o grupo passou a denominar-se  escola estadual capitão mor galvão - ensino de 1º grau.
            ESSAS MUDANÇAS INTRODUZIDAS NA ESCOLA ASSEGURARAM A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO MÍNIMAS À INSERÇÃO DE AMPLOS SETORES DAS CLASSES TRABALHADORAS EM UM PROCESSO PRODUTIVO AINDA POUCO EXIGENTE, COMO TAMBÉM DE CRIAR AS CONDIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE UMA MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.
         NESTA INSTÂNCIA A  ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO GRADATIVAMENTE FOI SE ADEQUANDO A NOVA LEI. NA MEDIDA EM QUE A EXPANSÃO ACONTECIA, AOS POUCOS OUTRAS SÉRIES IAM SENDO IMPLANTADAS, COMO TAMBÉM O PROJETO MINERVA, UNIFICANDO, O PRIMÁRIO E O GINASIAL, NUM ÚNICO CURSO DE 1º GRAU


         Neste período a escola tinha perdido sua credibilidade e houve uma reorganização estrutural, reerguendo a sua funcionalidade, para revitalização do seu principal objetivo: ensinar e aprender, onde foi  escolhido o diretor francisco candido de sousa e vice-diretora  íris de lima.
        NA GESTÃO DE  FRANCISCO CANDIDO (CONHECIDO COMO BERTO), TODOS TINHAM SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO. SUA ADMINISTRAÇÃO RÍGIDA, REVITALIZAVA E DINAMIZAVA SEU EIXO PRINCIPAL QUE CENTRAVA-SE NA QUALIDADE DE ENSINO.
       ASSIM EM 1977, FOI INICIADA A PRIMEIRA TURMA DE 5ª SÉRIE, NA GESTÃO DO PROFESSOR FRANCISCO CANDIDO, SENDO ESTA CONCLUIDA EM 1980, NA GESTÃO DA PROFESSORA  SOCORRO AMARAL.


         NA GESTÃO DA PROFESSORA SOCORRO AMARAL,  ÍRIS CONTINUOU  COMO VICE-DIRETORA. NESTE PERÍODO (1980), O BRASIL PASSAVA PELAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA GOVERNADORES, POSSIBILITANDO UMA RELATIVA AUTONOMIA PARA IMPLEMENTAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRÓPRIAS.
       NESTA INSTÂNCIA, NOS MEADOS DE 1980, O QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO TORNOU-SE DRAMÁTICO. 50% DAS CRIANÇAS REPETIAM OU ERAM EXCLUÍDAS AO LONGO DA 1ª SÉRIE DO 1º GRAU; 30% DA  POPULAÇÃO ERAM ANALFABETOS, 23% DOS PROFESSORES ERAM LEIGOS E 30% DAS CRIANÇAS ESTAVAM FORA DA ESCOLA. Além disso, 8 milhões de crianças no 1º grau tinham mais de 14 anos (60% de suas matrículas concentravam-se nas três primeiras séries que reuniam 73% das reprovações).
          É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO , FRENTE À GESTORA SOCORRO AMARAL, BUSCOU NA SUA ADMINISTRAÇÃO, EXIGÊNCIA DOS EDUCADORES, EDUCANDOS, COMO OS DEMAIS MEMBROS DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.


          UM ASPECTO QUE MERECE DESTAQUE  NA GESTÃO  DA PROFESSORA SOCORRO AMARAL, FOI A ELABORAÇÃO  DA NOVA BANDEIRA DA ESCOLA, NAS CORES AZUL,  BRANCO E AMARELO,  CRIADA PELO PROFESSOR JOABEL RODRIGUES DE SOUZA E CONFECCIONADA POR LEDA GOMES PINHEIRO.
         A LETRA DO HINO, FOI ESCRITA EM 1978 PELA PROFESSORA MARIA JOSÉ MAMEDE GALVÃO E A MÚSICA DO MAESTRO FRANCISCO B. DAS CHAGAS (CHICO CAÇOTE).


            A GESTÃO DE SOCORRO AMARAL DEU ÊNFASE AO Ensino Religioso, onde se iniciou a 1ª eucaristia, perdurando até a década de 90, com a gestão de  verônica.  Íris foi a vice de berto, continou na gestão de socorro amaral e permaneceu, assumindo a titular com a vacância deixada pela mesma.
         Esta escola centenária terminou a década de 80, atuando com experiências inovadoras, sobretudo na gestão de sistemas de educação conduzidas por ideários progressistas.
         Nos anos 90 com o desenvolvimento tecnológico a educação passa para um novo modelo. A “racionalidade financeira” é a via de realização de uma política educacional, cujo vetor é o ajuste aos desígnios da globalização através dos gastos públicos e diminuição do TAMANHO DO Estado, visando tornar o país atraente ao fluxo do capital financeiro internacional, ONDE UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE “PLANO nACIONAL DE EDUCAÇÃO” VISA ADEQUAR RECURSOS DE MODO A REALIZAR O VALOR SOCIAL DA EDUCAÇÃO. Mas esta será outra parte  desta história educacional.......

Irene maria de medeiros
professora orientadora da telessala
pedagoga/especialista em tecnologias em educação

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Matéria divulgada no blog de Vlaudey Liberato

 
A professora Irene Medeiros que está a frente do projeto de documentário dos 100 anos da escola Capitão Mor Galvão, falando nesta segunda-feira (08) ao “Bom dia Seridó” da Rádio Currais Novo AM, disse que a iniciativa surgiu a partir do documentário “Retratos Urbanos” feito a década de 40 produzido pela UFRN.
Surgimento
Em 1911 não havia prédio para escola em Currais Novos. O prefeito da época cedeu a parte térrea do prédio da câmara municipal para funcionar o Grupo Escola Capitão Mor Galvão.
Trabalho
“Por enquanto a colaboração para fazermos esse documentário está vindo da própria escola e das pessoas as quais estou visitando (citando o professor Joabel Rodrigues) e muito da minha força de vontade”, disse a professora.
 
Gerson Luiz em 08.08.11 at 18:20
A cada dia mais me envolvo com a cidade e o seu povo! Hoje, segunda feira, tive no Bom Dia Seridó a professora Irene Medeiros, educadora, pesquisadora, uma guerreira vencedora nas batalhas que empreende através da arte difícil de transmitir o conhecimento. A história lhe fará justiça um dia, pois o trabalho de resgatar a importante figura do Capitão Mor Galvão, sua decisão de implantar no início do século passado, uma escola que pudesse receber as crianças de Currais e alfabetiza-las, sem distinção de classes, só nos faz admirar a incansável professora, eterna aprendiz do saber, como costuma se intitular. Acho que Currais tem maturidade suficiente para incentivar e participar da execução desse documentário, recebendo não só com o aplauso a iniciativa de Irene, e sim ajudando a execução desse projeto com verbas da Edilidade Municipal e dos setores do Comercio. Vamos lutar pela causa do documentário dos 100 anos da escola! E a você, Vlaudey Liberato, um grandeeeee abraço!
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em educação

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comemorando o Dia do Supervisor.

         No dia 22 de agosto de 2011, foi comemorado na E. E. Capitão Mor Galvão, o Dia do Supervisor, objetivando reconhecer a importância deste profissional para o processo educacional da escola, como também fortalecer o vínculo afetivo de professores e supervisores escolares. Esta iniciativa foi muito louvável, e partiu de uma pessoa muito humana, especial que está fazendo uma diferença na instituição, a qual quero parabenizá-la pela iniciativa - a coordenadora pedagógica Isabel Cristina.
          Durante todo o dia, nos três turnos, houve atividades comemorativas (homenagens em vídeos, slides) à estes profissionais: Susana / Terezinha (Supervisoras do turno matutino), Ivanilda / Maria Raimunda (Surpevisoras do turno vespertino)  e Itamar / Vilma (Supervisores do turno noturno).
          Quero ressaltar neste ambiente a minha estima e admiração por estes amigos de trabalho por construir uma relação de confiança que permite administrar os diferentes pontos de vista, ter habilidades de negociar e prever ações.
          Portanto, encerro as minhas palavras dizendo que esta equipe, incluindo a coordenadora pedagógica - Isabel Cristina - prepara seus professores, motivando-os e fazendo com que se percebam parte do todo/responsáveis pela sua prática e pelo conjunto de trabalho desenvolvido, e essa ressignificação passa, indubitavelmente pela ação do Supervisor.
          Assim, parabenizo toda a equipe que busca formar-se para poder formar, servir para poder liderar, agir para poder transformar.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em educação

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festa dos Pais. Tema: Pais - Parceria Escola/Família

          No dia 13 de agosto de 2011, no auditório da E. E. Capitão Mor Galvão, aconteceu o jantar de comemoração alusiva ao Dia dos Pais, com a tema: "Pais - Parceria Escola/Família".
          Com um público de 130 pais, equipe técnica/administrativa/pedagógica, professores, funcionários e a gestora da 9ª Dired - Ivânia,  o evento foi bastante interativo. Diversas atividades, foram desenvolvidas, como: música ao vivo, homenagens em slides, poesias, sorteios, bingo, encerrando com um delicioso jantar.

          Vale ressaltar que o exito deste evento se deu pela interação da equipe envolvida. A transforrmação do mundo e da sociedade começa na hora em que cada pessoa assume, responsavelmente, seu papel social, para a construção do bem comum.
          Assim, finalizo as minhas palavras mostrando que  a participação e a co-responsabilidade são forças que, unidas, dão resultados maravilhosos. A união é uma força irrestível quando inspirada no bem comum.
                                                     "Completai a minha alegria,     deixando-vos guiar pelos mesmos
própositos e pelo mesmo amor, em
 harmonia buscando a unidade"
(Fl 2,2)
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

         

sábado, 13 de agosto de 2011

Dia do Estudante. Tema: Um Valor não se impõe, se constrói

          Com o tema: "Um valor não se impõe, se constrói", foi comemorado na E. E. "Capitão Mor Galvão" o Dia do Estudante.


          As comemorações, aconteceram nos três turnos, com atividades diversificadas, tais como: apresentações musicais, danças, peças teatrais, concurso do mais belo e bela jovem estudantil, bingo, encerrando com uma merenda especial.....
           Vale ressaltar que este evento contou com a interatividade dos educadores e educandos, mostrando que  "o entusiasmo é a maior força da alma. E na educação conservar este, nunca faltará poder para conseguir o que desejamos".
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação
         

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Repassando as Pesquisas sobre a História do Capitão Mor Galvão.

         Os jovens vivem e participam de um tempo de  múltiplos acontecimentos que precisam ser compreendidos na sua historicidade. Auxiliá-los a construirem o sentido  da história de uma entidade que há cem anos vem desenvolvendo atividades educacionais na cidade, é de grande valia.
          Nesta perspectiva, nos dias 08 e 09 de agosto do corrente ano, repassei as pesquisas coletadas para os alunos (slide 1º), cujas informações mostravam o surgimento da escola - 1911, até a década de 30/40.
       Quando percebi a curiosidade e atenção dos alunos ao projetar os slides, foi me deixando feliz em estar realizando tão árdua tarefa - de pesquisar! Esta minha ousadia de ser um simples pedagoga em resgatar a história desta instituição, encanta-me quando vejo a satisfação dos alunos em querer saber mais.... Ao término da projeção deixei uma pergunta no ar, para dar margem e poder nos próximos encontros passar o outro slide que já encontra-se pronto.
        Portanto, finalizo as minhas palavras com uma citação de VEIGA, 1996:12
         "Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para adiante, com base no que temos, buscando o possível".

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Entrevista ao Jornalista Gerson Luiz - Rádio Currais Novos.

          Hoje, 08 de agosto de 2011, as 7:00H e 30min., fui entrevista pelo Jornalista Gerson Luiz no programa Bom dia Seridó, na Rádio Currais Novos.  Segundo o mesmo, o convite foi feito a minha pessoa por estar realizando um projeto de pesquisa que resultará num documentário dos 100 anos da E. E. Capitão Mor Galvão.
       Os trabalhos foram bem encaminhados onde o jornalista mediou as perguntas, dando enfase as pesquisas coletadas, como também a visão educacional de um modo geral.
        A repercusão foi bastante, dando oportunidade ao Blog de Vlaudey Liberato fazer matéria sobre o teor da entrevista.
       Finalizei a minha fala com a citação de um administrador de empresa, escritor e palestrante MAX GEKRINGER:
       "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO".

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação

sábado, 6 de agosto de 2011

Telessala: um ambiente que favorece um apoio pedagógico.

          A Telessala é um ambiente que favorece um apoio pedagógico para os professores, onde as  ferramentas tecnológicas somam-se na atividade de planejar, como um modo de dimensionar política, científica e tecnicamente as atividades escolares.
           Mas para isto acontecer de fato, nós professores orientadores destes ambientes, devemos conjuntamente com os educadores, planejar o que fazer e como fazer para as aulas deste local, tornarem-se atrativas, até porque não adianta tanta tecnologia se não há um bom planejamento.
          Na medida em que os profissionais da Escola, planejam as atividades com objetividade e precisão, vemos resultados significativos.
          Esta semana (02 a 05/08), a professora Roseane (Língua Inglesa), dentro do conteúdo que estava trabalhando em sala: Vocabulário, Interpretação e Análise, levou seus alunos das 1ª séries (EM), para assistirem ao filme:  A Garota da Capa Vermelha. Esta obra cinematográfica misturava ação, aventura, suspense e romance,  prendendo bastante atenção dos alunos, cuja interatividade acontecia a todo momento em que as cenas iam passando. Retornando à sala de aula, a referida professora entregou aos mesmos uma atividade de análise textual, correlacionando com o conteúdo proposto.

          Assim concluo as minhas palavras dizendo que  o processo de aquisição do conhecimento, com atividades bem planejadas, leva o educando a articular informações de diferentes áreas e perspectivas, numa ação interativa, compartilhando seus saberes na busca de saberes adquiridos com o outrem.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação