domingo, 27 de novembro de 2011

Exposição do memorial da E. E. Capitão Mor Galvão

          No dia 21 de novembro de 2011, dentro dos festejos alusivos ao centenário da E. E. Capitão Mor Galvão, houve a abertura do memorial da instituição.
          O memorial foi colocado na ante-sala do auditório e tudo foi preparado com muito cuidado por todos que fazem esta escola.

          As pessoas que vieram prestigiar este momento, eram recebidos calorosamente pelo grupo de alunos (recepcionistas|).

          Logo após a abertura do Memorial, o radialista S. Ramos(ex-aluno), abriu as atividades da noite, convidando os gestores  desta instituição e da 9ª Dired, para dar as boas vindas.

          Foi vinculado o vídeo sobre o centenário da escola e em seguida o pastor João Batista (ex-aluno) abeçoou-nos com a palavra de Deus.

         Dando continuidade a esta noite maravilhosa, foi projetado o segundo vídeo sobre a escola, mostrando a sua História através dos fardamentos escolares.
          Em seguida, Ayde cantou o hino da escola com  Chaguinha acompanhando-a com seu Sax. Vale ressaltar que convidamos Chaguinha, pois este é filho do saudoso Chico Caçote que fez  a música do hino.
          Ao som do Sax de Chaguinha, chegou o tão esperado momento do desfile das fardas que marcaram a trajetória do 100 anos desta instituição.

          O público foi ao delírio com cada farda que era apresentada. Foi um momento mágico, onde os alunos que vivenciaram a época teve o privilégio de reviver sendo agraciado pelos alunos atuais.
          Quero aqui agradecer a todos que fazem parte desta instituição de ensino, que tão calorosamente acreditou neste projeto.

          E agradecer principalmente a Deus, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação, pois são grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação   

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição da Profª Marineide Silvestre (Atleta, Professora e Ex-aluna da E. E. Capitão Mor Galvão)

          No dia 16 de novembro de 2011, no Auditório da E. E. Capitão Mor Galvão, aconteceu a abertura da exposição da atleta curraisnovense Marineide Silvestre (ex-aluna e professora desta instituição).
          Sabe-se que o RN sempre teve atletas fortes nascidos, criados treinados no interior e o grande exemplo é a nossa cidade que desde a década de 80, apresenta um atletismo forte.
          E para relembrar estes momentos Marineide Silvestre, que já foi campeã mundial na categoria Master, campeã na prova de fundo (10.000m), fez este resgate histórico para todos nós cidadãos curraisnovenses.
            Quero neste espaço, homenagear esta grande atleta que tão bem foi orientada, dando para nós momentos de alegria. Continue assim amiga com garra, perseverança e determinação, pois "A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem". (Tommy Lasordá)
          Vale ressaltar que a exposição aconteceram nos dias 17 e 18/11/2011.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Desfile das Fardas da E. E. Capitão Mor Galvão

         
        Dentro da programação dos 100 Anos da “Escola Estadual Capitão Mór Galvão” no próximo dia 21/11, às 19h30min será lançado o segundo vídeo sobre as pesquisas que estou realizando sobre a escola.
        Este abordará o resgate histórico da instituição a partir dos fardamentos escolares.
       Nesta mesma noite, haverá um desfile com alunos usando fardas da época, ao som de Chaguinha e seu sax.
       O evento será aberto ao público.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

sábado, 12 de novembro de 2011

Editando um novo vídeo do centenário da E. E. Capitão Mor Galvão.

          A vida de um profissional da educação, que busca concretizar seus sonhos, é uma tarefa árdua, mas não impossível. Foi o que busquei ao longo deste ano, através do projeto "Valorizando a Entidade, através das mídias - E. E. Capitão Mor Galvão: 100 anos fazendo História".
          Nos dias 08, 09 e 11/11, trabalhei no novo vídeo da escola, juntamente com os meninos da RPTV (canal que possibilita o acesso de alunos, educadores e a população a produção audiovisual brasileira e local). Estes meninos que trabalham neste ambiente é  de uma riqueza e disponibilidade que fiquei        ENCANTADA!  Sempre que procuro eles se disponibilizam, juntamente com a sua coordenadora Ana Paula, a qual luta bastante por este projeto.

          O primeiro vídeo foi lançado na II Mostra de Cinema, o qual retrata a História da instituição educacional centenária da cidade. Neste segundo vídeo procurei resgatar a História da escola, através dos Uniformes Escolares. Este será vinculado a partir do dia 21/11, onde acontecerá a abertura do Memorial da escola, Culto Ecumênico e um desfile de época retratando o fardamento escolar.
       Portanto, quando abordo o que sinto, não é por DEMAGOGIA e sim por PEDAGOGIA, pois luto pelos meus ideais e corro atrás dos mesmos, até porque "não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão". (  Paulo Freire  )

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em educação



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Divulgando a Programação do Centenário da E. E. Capitão Mor Galvão na Sidy's TV a Cabo.

          No dia 06 de novembro do corrente ano, eu, Cloacir e Ivânia (9ª Dired), fomos os entrevistados no Programa "Domingo na Sidy's", iniciando assim, a programação dos festejos do centenário da escola.
         Para melhor direcionamento dos trabalhos, cada entrevistado falou sobre algo que estava sendo desenvolvido este ano. Abordei as pesquisas que estavam sendo realizadas, ilustrando-as com vídeos e fotos; Cloacir divulgando a programação e Ivânia falando como gestora da Dired. Vale ressaltar que a produção do programa coletou depoimentos de pessoas que fizeram parte da referida escola, como Joabel Rodrigues e Maria José Mamede.

PROGRAMAÇÃO:
EVENTO: Jogos Interclasses
LOCAL: E. M. Prof. Humberto Gama
DATA: 13,14 e 15/11/2011
HORA: Conforme tabela de jogos

EVENTO: Exposição da Profª Marineide Silveira (Atleta, Professora e Ex-aluna)
LOCAL: Auditório da E.E.C.M.G
DATA: 16/11/2011 (Abertura) 17 e 18/11/2011 (Exposição)

EVENTO: Eleição para gestores das escola estaduais
LOCAL: E.E.C.M.G
DATA: 17/11/2011
HORA: Durante todo o dia

OBS.: No dia 19/11/2011 (Sábado), será feita uma limpeza geral pela equipe de apoio.

EVENTO: Culto Evangélico e Memorial do centenário
LOCAL: Auditório e ante-sala do auditório da E.E.C.M.G
DATA: 21/11/2011
HORA: 19h30min

OBS.: Neste dia (segunda-feira), pela manhã, contamos com a participação de todos os servidores para a arrumação da escola.

EVENTO: Chá da Tarde (Confraternização de ex-alunos matriculados até a década de 80)
LOCAL: Auditório da  E.E.C.M.G.
DATA: 22/11/2011
HORA: 17h

EVENTO: Festa à fantasia (Confraternização de ex-alunos matriculados da década de 90 até os dias atuais)
LOCAL: Quadra de Esportes da E.E.C.M.G
DATA: 23//11/2011
HORA: 20h
OBS.: No dia 24/11 (quinta-feira), pela manhã, contamos com a participação de todos os servidores para a arrumação da escola.

EVENTO: Aniversário da Escola
DATA: 25/11/2011

1. Alvorada com fogos
LOCAL: Ruas da cidade
HORA: 5h

2. Missa Solene:
LOCAL: Matriz de Sant'Ana
HORA: 19h

3. Caminhada comemorativa:
LOCAL: Da matriz de Sant'Ana até a escola
HORA: 20h30min
ANIMAÇÃO: Banda de Fanfarra

4. Confraternização dos ex-funcionários e funcionários atuais (Exposição das placas, buffet e partilha do bolo comemorativo)
LOCAL: E.E.C.M.G
HORA: 21h

          Assim, encerro as minhas palavras lisonjeada em fazer parte desta escola centenária, pois percebo que esta instituição ao longo dos anos está fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, cuja experiência é a mais educativa, porque a luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação

sábado, 5 de novembro de 2011

CÉLIA BARBOSA lança "A aula no ensino médio: o ensino que se deseja, o ensino que se faz"

           Minha querida irmã, fiquei tão orgulhosa pela sua conquista, que resolvi publicar esta matéria no meu blog, pois acredito muita na EDUCAÇÃO e VOCÊ é um resultado da coisa mais importante que nosso pai Manoel Patrício (in memorian) e nossa mãe Arminda Medeiros semearam ao longo das nossas vidas. Parabéns!!!!!!


         
            Noite especial na Siciliano, do Midway!
        A professora Célia Barbosa –mulher inteligente, bambambam em educação-, lançou seu livro "A aula no ensino médio: o ensino que se deseja, o ensino que se faz", vê que legal,um mergulho super interessante em um tema atualíssimo e polêmico, mas abordado com maestria por Célia.
         A obra é baseada em estudos e na sua tese de Doutorado e se destina a professores, pedagogos, pais, estudiosos curiosos, enfim, a todos aqueles que se interessam pela análise criteriosa do cenário educacional, fazendo uma comparação do que existe, com o ideal no ensino médio.
        Sem favores, o Brasil precisa ler esse livro e fazer acontecer melhorias na educação do país!
      DeSaboya.com tira ao chapéu para a Professora Célia Barbosa, pelo presente que ganhamos com "A aula no ensino médio: o ensino que se deseja, o ensino que se faz"!
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação