quarta-feira, 25 de abril de 2012

Páscoa da E. E. Capitão Mor Galvão


       Em clima de reflexão, louvor, paz e muito amor, aconteceu no dia 14 de abril de 2012, às 16:30HS no auditório da E. E. Capitão Mor Galvão, a celebração Pascoal.

        Entre os presentes estavam a comunidade escolar: pais, alunos, professores, gestores e funcionários...

         ...os quais participaram atentamente desta solenidade.

        O celebrante deste evento foi o Diácono Manoel Pinto, que nos levou a refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

       Neste evento o que chamou a minha atenção foi a interatividade tecnológica utilizada.

        Os cânticos foram acompanhados pela projeção multimídia.

       E a todo momento tinha a participação da comunidade escolar.

         Há momentos na celebração que são marcantes para a nossa vida, abraçar o outrem, desejando-lhe o que Deus semeou no mundo - a PAZ foi algo magnífico!!!!!

      No final, todos foram convidados a saborear um lanche, onde na mesa estavam representados os Símbolos Pascais.

         Portanto, celebrar a Páscoa é refletir sobre os paradoxos da vida: traição e amor, perda e redenção, separação e união, morte e nascimento. Estes nos faz perceber que tudo está em constante transformação, onde a dor tem um fim e que é possível renascer.
Irene Maria de Mederios
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

     



 




         

domingo, 15 de abril de 2012

Reunião Pedagógica/Administrativa - turno noturno

          Sempre venho abordando nos textos que redijo, a importância do especialista na escola para melhores resultados educacionais. Ao especializar-me na área tecnológica, o que mais me chamou a atenção foi  que esta era ligada exclusivamente à educacão. Com isto ao longo do curso comecei a analisar que ideia iria defender. Como sempre achei o ambiente da Telessala um apoio aos educadores, lutei e consegui mostrar as minhas ideias, a qual defendi na banca e continuo defendendo, através da prática até hoje!

          Nesta instância a surpevisora do turno noturno Vilma convidou-me para junto com a coordenação pedagógica da escola, realizarmos um encontro com os professores do turno noturno, objetivando avaliarmos os primeiros dias letivos de 2012 e tomarmos algumas decisões com relação ao Ensino Médio Diferenciado.

          O referido encontro aconteceu no dia 12 de abril do corrente ano, às 20:40HS no ambiente da telessala. Os participantes foram acolhidos com uma mensagem reflexiva Conhecimento x Sabedoria. Um slide muito interessante, cujo teor tinha tudo a ver com o que iríamos abordar.

          Em seguida a coordenadora pedagógica Cristina e a supervisora Vilma mediaram os trabalhos, cuja pauta consistia na eleição de líderes, dependência, sábado letivo (Páscoa), pagamento das aulas, divisão da turma da 2ª série "D", permanência da 1ª série, eleger responsável por turmas e horário de chegada dos alunos que trabalham.
         De acordo com as discussões do grupo, foram deliberadas que o turno noturno iria trabalhar com a dependência, através da banca, onde o professor que tinha débito de aula, marcaria o dia que o aluno viria à escola para dar os conteúdos para os mesmos estudarem, como também incentivar bimestralmente os educandos destaques.

          Na ocasião a professora Aparecida (Língua Portuguesa) - turno matutino - mostrou aos presentes o projeto interdisplinar de leitura e escrita que a mesma elaborou e toda a escola irá participar - "Encontros com Leitores". Não só a minha pessoa, mas os demais que estavam no ambiente se interessaram pelo projeto e decidiram quais professores iriam ser responsáveis pelas turmas na execução deste: Renata(língua Portuguesa - 1ªs Séries), Roseane (Língua Inglesa e Espanhola - 2ªs Séries) e Jorian (´Química - 3ªs Séries).

          Os trabalhos foram incerrados e todos foram convidados para saborear um delicioso lanche, patrocinado pela nossa estimada supervisora Vilma..
         Portanto quando na escola os especialistas interagem para o processo ensinoaprendizagem tudo torna-se mais viável para vida educacional dos alunos, porque para ser sábio, é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação

 




domingo, 8 de abril de 2012

1º dia de aula numa instituição de ensino

          Todos os anos milhares de crianças, jovens e adultos sentem o tradicional frio na barriga ao acordarem para o primeiro dia de aula, seja na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou até mesmo  no pós-doutorado. A sensação do inesperado, desconhecido atinge a todos.

          Com dinâmicas divertidas, a escola proporciona aos alunos, uma proximidade dos colegas de turma e contribui para que todos sintam-se acolhidos dentro da instituição.


         Os educandos estão na expectativa para saber quem são os novos profissionais. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem.
          Nesta instância,  a Escola Estadual Capitão Mor Galvão  recepcionou seus alunos em clima de harmonia, mostrando o valor que cada ser humano tem para si e para o outro, através de mensagens motivacionais, apresentações dos profissionais que farão parte da equipe escolar, peças teatrais entre outros. O primeiro dia de aula foi bastante significante para esta instituição de ensino, pois foi muito bem planejada em ambos os turnos.
          Assim encerrro as minhas palavras com a citação de Oliverique "O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida".
       
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação