sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto: "O prazer de construir, através da Leitura".

          O trabalho de um educador na escola em que está inserida, tem que ser atuante, até porque a escola é um dos grandes instrumentos sociais de conscientização, mudança e transformação de comportamentos de seus atores por intermédio da prática pedagógica, da sistematização dos conhecimentos científicos e sua relação frente aos desafios do cotidiano da comunidade social em que esta encontra-se.

          Nesta instância, como a escola este ano, passou a trabalhar com a proposta do Ensino Médio Noturno Diferenciado, viu-se a necessidade de trabalhar um projeto pedagógico pautado na realidade social dos educando, pois sabe-se que estes, principalmente do turno noturno, vivem e participam de um tempo de múltiplos acontecimentos que precisam ser compreeendidos na sua historicidade.
         Assim, idealizei um projeto interdisciplinar O PRAZER DE CONSTRUIR, ATRAVÉS DA LEITURA. Este foi redigido a partir das conversas que tive com os professores, onde eles mostravam-me os conteúdos que estavam sendo trabalhados e  fundamentava-me nos PCNs do Ensino Médio. Montei o projeto e mostrei a equipe técnica/pedagógica da escola e aos educadores, cujas ações estão sendo trabalhadas da seguinte forma:
OFICINAS:
Oficina realizada com os alunos da 2ª série "E", professora Roseane (Artes), a partir da obra de ROMERO BRITO - pintura abstrata 


Oficina realizada com os alunos da lª série "F", 3ª s séries ("D" e "E"), professora Kalina(Filosofia), a partir do vídeo UM AMOR EMOCIONANTE, dentro do tema AMOR.

AULAS DE CAMPO:

Aula de campo no centro da cidade. Alunos da 1ª série "G", da professora Renata (artes). Conteúdo - Arte pré-histórica. Observação da arquitetura dos prédios antigos e desenhos a mão livre como os homens da pré-história registravam.


Aula de campo no centro da cidade com os alunos da 3ª série "D"; professora Roseane (artes). Conteúdo ministrado na Telessala, proporcionou aos educando uma atividade, cujo registro foi através de desenhos, envolvendo a arte cubista. 


Visita ao Casarão da Poesia, com os alunos da 1ª série "G" e 3ªs séries "D" e "E", com as professoras da Língua Portuguesa (Renata e Luciene), objetivando conhecer aquele ambiente de acervo literário.


Visita à Fundação José Bezerra Gomes na Semana do Museu.


Viagem ao Museu do Sertanejo ( Acarí). Turmas envolvidas: 1ª série "G" (professora Renata - Artes / Jorian - Física), 3ªs série "D" (professora Roseane - Espanhol) e 2ª série "D" / "E" Professora Roseane - Artes e Espanhol).  


EXPERIÊNCIAS

Conhecimento adquirido pela prática da observação e experimentação com os alunos das 3ªs séries: "D" e "E". Professor Jorian (Física).
Conteúdo monistrado: Indução magnética.
Com esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de observar na prática o príncipio do funcionamento de um motor elétrico.

PALESTRAS

Palestra envolvendo a temática: AMOR.
Palestranre: Pr. Flavio. 
Público envolvido: Alunos do Ensino Médio Noturno Diferenciado. 


AULAS COM PROJEÇÕES MULTIMÍDIAS:

Aula motivacional para os alunos do Ensino Médio Noturno Diferenciado.


Projeção do filme Macunaína para os alunos das 3ªs séries "D" e "E".
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Danvie
Com este filme a professora iria introduzir a I parte do Modernismo Brasileiro.

                   Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver no educando a convivência de forma não só crítica, mas também lúdica com situações de produção e leitura de textos, usando a interdisciplinaridade, na inclusão da diversidade cultural.
           E gostaria de afirmar que sou uma educadora que defendo a pedagogia de projetos, pois além de redigí-los, atuo juntamente com os professores na escola e quero mostrar através das minhas ações que nós especialistas que estamos inseridos nas escolas sejam vistos com bons olhos pelos governantes que fazem este país.
           Encerro os meus vocábulos com uma citação de Paulo Freire, que tem tudo a ver comigo: "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da telessala
Pedagoga/Especilaista em Tecnologias em educação

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Homenagem às mães da E. E. Capitão Mor Galvão.

          Com o tema "Toda mãe é uma PRINCESA. Descubra a essência da sua", realizou-se no dia 12 de maio de 2012 às 7:30hs a comemoração alusiva ao Dias dsa Mães da E. E. Capitão Mor Galvão.

          Iniciou-se a programação com um acolhimento motivacional, realizado por  mim.  Primeiro fiz uma reflexão em cima de um  vídeo "A Você Mamãe", cujo teor mostrava a importância que devemos dar a  nossa MÃE por ela ter nos dado o bem mais precioso que temos - a VIDA.

          Ao som da música (em vídeo) O Milagre da Vida, pedi aos presentes que se levantassem, fechassem os olhos  e colocasse as mãos sobre o ventre e vivenciasse este dom tão belo que é a VIDA. Foi um momento muito lindo....

          Isabel Cristina (coordenadora Pedagógica), também fez um momento de reflexão com as mães e para descontraí-las Marineide (profª de Educação Física) e Francineide proporcionaram muita agitação.... Foi muito bom!!!!!!
          Vale ressaltar que nos intervalos das homenagens houve sorteios de presentes, doados pelos funcionários da escola.

        No final foi servido um delicioso café da manhã aos presentes.

            Quero neste ambiente agradecer a todos que fazem esta instituição de ensino, mostrando que a UNIÃO esta fazendo a diferença na educação curraisnovense, pois como bem diz FRANCIS BACON "A força unida é mais forte".
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologia na Educação