terça-feira, 31 de julho de 2012

Entrevista no canal local Sidy's TV a Cabo.

         No dia 17 de julho de 2012, fomos participar do programa TV CIDADE no canal local Sidy's TV a Cabo.
          Eu, juntamente com os professores Jorian (Química) e Roseane (Artes/Língua Estrangeira), relatamos as ações do projeto O prazer de construir, através da leitura, como também, a proposta do Ensino Médio Noturno Diferenciado.

               Durante o programa, houve bastante interatividade.... Jorian e Roseane explanaram o projeto muitíssimo bem, dentro das suas disciplinas, mostrando que quando projetamos e executamos o que elaboramos, o desempenho da escola torna-se otimista e próspero - que o diga nosso alunado!!!!!

               Agradeço a toda a equipe que em nenhum momento deixou enfraquecer esta ideia, mostrando que a E. E. Capitão Mor Galvão há 101 anos, vem exercendo uma educação de qualidade aos curraisnovenses.
          Por fim, deixo o depoimento de uma grande educadora - ERILEIDE,  que muito contribuiu com esta escola:
          "Bom dia. Assisti a TV a Cabo e fiquei encantada pelo Ensino Médio Diferenciado Noturno. Muito obrigada por ter realizado o meu sonho, mesmo depois de aposentada. Que inveja saudável estou sentindo, Vilma, Joseane e Alex kkkkkkkkkk. Irene, você é uma peça fundamental e uma grande parceira de todos os projetos da Escola. Parabéns também a você, Jorian e a você Rose. Vocês também são sonhadores como eu. Parabenizo,  principalmente a vocês, alunos. Vocês estão realmente fazendo a diferença. Que Deus abençoe a cada um, para que posssam colher muitos frutos com essas sementes plantadas. Podem ter certeza que sou a Fã número 1 de vocês".
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da Telessala
Pedagoga/Especilaista em Tecnologias em Educação
:

domingo, 29 de julho de 2012

E. E. Capitão Mor Galvão - Uma forma dinâmica na entrega de resultados.

          No dia 11 de julho de 2012 às 20:00HS, no auditório da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, aconteceu a entrega de boletins dos alunos do Ensino Médio Noturno Diferenciado, mas de forma inovadora, objetivando parabenizá-los pelo desempenho obtido durante o semestre.
          O sucesso deste evento se deu, através dos planejamentos que a equipe tecnica pedagógica da escola efetuou, onde a discussão para a pauta sucedeu com cada um dando sua parcela de contribuição, não esquecendo também dos professores que tanto se empenharam para a realização deste momento.
        A pauta foi distribuida da seguinte maneira:

        - Abertura das atividades pelos gestores: Alcindo Alex e Joseane Pereira

          - Momento de louvor pela professora da Sala de Informática: Ayde Mísia

          - Mensagem motivacional "Você é o melhor" pela professora orientadora da Telessala: Irene Medeiros 

          - Momento de descontração pela professora de Educação Física: Marineide Silvestre

          - Slide elaborado  pela professora da Telessala (Irene): "Os 4 Pilares da Educação"Este momento foi bastante interressante, pois cada professor falou destes pilares de acordo com a vivência da turma.
             *Aprender a CONHECER - a professora Kalina falou sobre este para os alunos da 1ª série, turma "F" e  Renata para  a 1ª série, turma "G";
           *Aprender a SER -  a professora Roseane falou para os alunos da 2ª série "D"

          *Aprender a CONVIVER - os professores Pedro e Geranise falaram para os alunos da 2ª série, turma "E";
       *Aprender a FAZER - os professores Jorian, Luciene e Socorro, falaram para as 3ªs séries, turmas "D"/"E"


         - Homenagem do aluno Hilários (3ª série), aos que fazem esta instituição de ensino

         
          Nesta noite agradabilíssima, tivemos o prazer de desfrutar da companhia da equipe da 9ª Dired.



          Quero ressaltar que nesta noite, os alunos das 3ªs séries, fizeram a exposição dos trabalhos sobre o conteúdo Corrente Elétrica (Física - Jorian), a qual chamou atenção dos que estavam presentes.

         
           No final foi servido um delicioso jantar a todos os presentes.
       Quero neste ambiente agradecer a todos que fazem parte desta instituição de ensino por acreditar no local que atuo e defendo com tanta garra - TELESSALA; dizer aos visitantes deste blog que quando existe UNIÃO, as coisas acontecem perfeitamente, sem erros.

         
         Por fim, quando ACREDITAMOS no que sonhamos e colocamos em PRÁTICA, somos  capaz de amar com reciprocidade, até porque "o amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhcimento".


Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação
         
          


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alunos do Ensino Médio Noturno Diferenciado da E. E. Capitão Mor Galvão, utilizando as TICs de forma inovadora.


          No dia 06 de julho de 2012, sentei com os alunos: Daniel e Paulo Henrique(3ª série "D") para conversarmos sobre um curta que eles produzira. Segundo o relato dos mesmos, o professor Jorian (Física) está incentivando-os.


           O que mais me deixa feliz, é a forma como estes alunos produziram o curta. Com um simples celular e um cavalete improvisado de madeira que Paulo Hentique criou, foram sozinhos, a um sítio próximo a cidade que moro - Currais Novos R/N, fazer o filme, cujo nome é: MOCÓ E CHICO. 
       Percebo que este ano a E. E. Capitão Mor Galvão está fazendo uma diferença GRANDE! Não posso deixar de registrar este vocábulos na rede, pois sou uma profissional que há 30 anos venho exercendo a minha profissão e nunca perdi o encantamento pela EDUCAÇÃO!
        Vale ressaltar que fiquei encantada com o seminário da disciplina de Sociologia (professora Kalina). Estes alunos produziram outro curta com o tema A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE. Eles querem, através destes curtas,  despertar nos educando o gosto pelo cinema.
       Quero expressar a minha satisfação em fazer este relato, pois sou professora de um ambiente, onde as TICs se faz presente e é maravilhoso ver os trabalhos sendo produzidos por esta ferramentas. Parabéns aos professores pelo incentivo e aos alunos. Vocês são 10!!!!!
         Por fim, encerro as minhas palavras com esta frase "Educar, é formar a consciência crítica, desenvolver e criar no educando, condições para ser um agente transformador de sua própria história".
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação