domingo, 28 de abril de 2013

Ensino Médio Noturno Diferenciado - E. E. Capitão Mor Galvão

            No dia 02 de abril de 2013, o Ensino Médio Noturno Diferenciado da E. E. Capitão Mor Galvão teve um momento ímpar!
    Todos os profissionais estavam em atividade em prol do processo educacional dos educandos.    
 
         Enquanto a 9ª Dired, estava com o pessoal da secretaria, os alunos da 3ª série, estavam no auditório com Maura Cruz (aplicando um teste vocacional) e a 1ª e 2ª séries comigo na Telessala (executando um questionário de sondagem para vermos o perfil do nosso alunado), pois devemos possibilitar aos educandos   uma reflexão mais consistente sobre o ensino noturno, para que posssamos conhecer quem e quantos são os alunos que o freqüentam, bem como a escola que lhes é oferecida.   
       .        Enquanto isso, Jorian, estava repassando a nova caderneta para os professores. No final houve o grande encontro, com todos os professores, Sueli e Célia (9º Dired), para dúvidas e/ou sugestões para projetos que serão desenvolvidos este ano. Vale ressaltar que este momento com as técnicas da Dired, foi uma solicitação da escola para a participação destas no estudo. 
      Foi maravilhosa esta noite, muito interativa,,,,, Mostra-nos que, quando se tem um planejamento, tudo dá certo. Parabéns a todos os envolvidos!!! O caminho é este!!!!!
     Por fim  quero deixar um alerta aos profissionais que estão em atividades nos órgãos públicos deste país: se cada um dos segmentos envolvidos na criação, administração, e manutenção das escolas noturnas se propuser a refletir, reavaliar e transformar muitas das atividades e atitudes que hoje ocorrem nas escolas noturnas de nível médio, com certeza haverá alunos e professores melhores e mais felizes.
Irene Maria de Medeiros 
Professora Orientadora da telessala
Pedagoga/Espescilaista em Tecnologias em Educação

domingo, 21 de abril de 2013

Ministrando AACC(Atividades Acadêmicas Culturais e Científicas) para os alunos da Universidade Aberta do Brasil/ UFRN/ Pólo Currais Novos

          No dia 10 de abril de 2013, às 19:30HS, no auditório do Campus da UFRN, tive o prazer de partilhar momentos maravilhosos com os alunos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) - UFRN / Pólo Currais Novos, objetivando integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa dos alunos.
     Com o tema "A importância das TICs na escola para o processo educacional dos educandos, utilizando de forma construtiva no processo ensino e aprendizagem", iniciou-se as atividades com a mensagem motivacional - "Chocolate Quente".
         Em seguida explanei o tema abordado, através de slides, correlacionando teoria e prática, sempre fazendo ponte com o cotidiano educacional que exercemos. 

         Durante a explanação do tema, mostrava os projetos que foram desenvolvidos no ambiente que trabalho, mostrando que, podemos sim, utilizar as ferramentas tecnológicas de forma construtiva em prol da educação do nosso alunado.
       
        Após a explanação do tema, para ilustrar o que estava sendo abordado, foi projetado o filme A REVOLTA DE LAMPIÃO, produzidos pelos alunos do Ensino Médio Noturno Diferenciado da E. E. Capitão Mor Galvão. 
 
.      Este momento foi de grande valia, pois mais um aprendizado foi acrescido na minha vida. Quero agradecer as  tutoras Roseane Medeiros e Tatiane Xavier, por acreditar no trabalho que desenvolvo e me chamar para ministrar esta AACC.
        Por fim o trabalho com projetos, utilizando as TICS de forma construtiva tem um caráter extremamente importante, porque possibilita ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educaçao