domingo, 27 de outubro de 2013

SER MÃE/ PEDAGOGA

         Ser mãe é amar incondicionalmente, ter preocupações e obrigações.....
              Ser pedagoga é ter amor pela profissão e acima de tudo acreditar na EDUCAÇÃO!!!!!!
       Neste contexto, sinto-me privilegiada em ser mãe/pedagoga, poder compartilhar da vida educacional da minha filha, numa parceria que acredito: família/escola!
          Assim, no primeiro semestre do ano de 2013, o Colégio Camilo Toscano, realizou um seminário com os seus alunos do 5º ano, dentro da disciplina de Geografia (professora Kalina). O tema do grupo era RELEVO. Novamente coordenei as atividades e lancei a proposta ao grupo de fazermos algo 'diferente' como um TELEJORNAL. A equipe apoiou e juntos começamos a nos reunir e montar as estratégias de ação. 
        As crianças  escolheram o nome do jornal JR KIDS e cada um deu a sua contribuição, estudando e pondo na prática os conteúdos que íamos colocando para elas estudarem. Cada uma, teve seu papel neste trabalho maravilhoso.
      O final de tudo foi o telejornal, produzido por mim e pelo meu aluno da escola que atuo e tendo como protagonistas as alunas: Marina, Ana Sara, Ana Julya, Rebeca, Thaissa, Maria Clara e Mylena.

      Portanto, na educação a magia de ser mãe/pedagoga não está nas palavras e sim na arte de ensinar e aprender, pois como bem disse Paulo Coelho "É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."
Irene Maria de Medeiros
Pedagoga/Especilaista em tecnologias em Educação

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conselho Escolar da E. E. Capitão Mor Galvão - Democracia e participação para a cidadania.




    No dia 22 de outubro de 2013, às 10HS, no ambiente da Telessala da E. E. Capitão Mor Galvão, aconteceu uma reunião do Conselho Escolar, objetivando discutir ações referentes ao processo educacional dos educandos.
       A presidente do Conselho (Irene Medeiros),  fez a abertura do encontro, com uma citação sobre democracia e participação. Em seguida o gestor Alcindo Alex deu as boas vindas e passou a palavra para a secretária Aparecida, que fez a leitura da última Ata.
 
       Em seguida começou os trabalhos da pauta, em foco a Progressão Parcial e ausência dos alunos em sala de aula. O encontro foi bastante interativo, participativo, com a presença da técnica Silvana(9ªDIRED), a qual veio esclarecer assuntos sobre Progressão Parcial.
 
        Após as discussões, veio as deliberações, as quais foram aprovadas pelos presentes.
            Quero agradecer aos Conselheiros, pais, funcionários e professores que estavam neste encontro, pois a democracia e a participação fazem parte da cidadania e por isso são termos que se complementam, uma vez que, a democracia garante a construção de direitos, a participação possibilita a sua legitimidade, e a cidadania garante a sua efetivação.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora ad Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologia em Educação