terça-feira, 17 de agosto de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO: VALORIZANDO A AUTOESTIMA. TEMA: RESGATANDO VALORES NA ESCOLA.

     A Ética diz respeito às reflexões sobre a conduta humana. Na escola, este tema encontra-se em primeiro lugar, nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento não é neutro, nem impermecível a valores de todo tipo, pois trata-se de valores e normas, cuja escola compromete-se com a formação para a cidadania.

     Partindo dessa perspectiva, e considerando que a escola deve realizar um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética, as professoras orientadoras da Telessala, dentro do projeto Valorizando a Autoestima, volta-se para os alunos do 4º ano com uma proposta: Resgatando Valores na Escola, onde este destina-se a oportunizar um trabalho que chame a atenção dos mesmos para o princípio da dignidade do ser humano.

     O referido projeto chama a atenção para um trabalho de conscientização na escola que é fator decisivo para a formação do exercício da cidadania, centralizado no respeito à diversidade, através da concepção necessária de um mundo com seres e saberes diferentes, mas todos com o mesmo valor. Com isso objetiva-se desenvolver uma idéia mais ética quanto a convivência humana, valorizando, o educando como ser social, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e a si mesmo.

     Portanto, este projeto é interdisciplinar, envolvendo as áreas do conhecimento lingüístico, matemático, ciências naturais e sociais, tendo como base a concepção sócio interacionista construtivista de aprendizagem, em que o conhecimento se dará a partir do momento em que o conteúdo a ser apreendido é incorporado de modo que mais tarde possa ser utilizado pelo indivíduo, e este possa aprender a aprender (fazendo, tentando, conseguindo). No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, estes serão baseados na construção significativa de saberes adquiridos por eles, os quais formarão uma rede de conhecimentos que, sempre associada ao conhecimento prévio, fará parte da sua memória construtiva ou compreensiva. Vale ressaltar que, neste processo, o professor será o mediador dessa aprendizagem, tornando-se um verdadeiro aprendiz, junto com seu educando.

                                                                                                                 Irene Maria de Medeiros

                                                                                                Professora Orientadora da Telessala

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