domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto: Valorizando a Autoestima. Tema: Resgatando Valores na Escola


OBJETIVO:


 Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.



ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º ano – Ensino Fundamental

DATA: 24/08/2010 a 30/08/2010

 Assistir um musical no DVD “A Arca de Noé”

• Projeção no filme em datashow

 Explorar a música: Todo mundo era mau.

 Entrega de cópias da música para as crianças acompanharem.

 Questionamentos acerca do que trata a música.

 A partir das discussões sobre o que fala na música, realizar a técnica com alunos: Adote um amigo

 Colocar palavras que abordem valores, como amor, respeito..., em corações, colado em pirulitos;

 Solicitar aos alunos que escolham um coração e ofereça a um colega;

 Quando todos participarem, conversar com os mesmos que a partir daquele momento, eles irão “cuidar” daquele colega, dando-lhe o que tinha escrito no coração, ex.: Quem deu amor, irá cultivar o colega com esta palavra, e assim por diante.

 Trabalhar interpretação textual a partir da música vivenciada no ambiente da Telessala.

 Pesquisar junto à família quais os valores que devemos ter para tornar nosso convívio mais agradável

 Formar uma tabela a partir da respostas coletadas pelos alunos.

 Confeccionar em sala, o cantinho do AMIGO.

sábado, 21 de agosto de 2010

Projeto: Valorizando a Autoestima - Tema: Resgatando Valores na Escola.


OBJETIVO:


 Valorizar o indivíduo como um ser social, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.



ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º ano – Ensino Fundamental

DATA: 17/08/2010

 Resgate de valores, através da técnica:

• Conhecimento coletivo

 Visita ao Laboratório de Informática NTE (9ª Dired).

 Conversa informal sobre o último encontro:

 Qual a música que projetamos no nosso último encontro?

 Que mundo nós temos? (Mostrar os registros dos desenhos que os mesmos fizeram)

 Que mundo queremos para nós e para os nossos colegas?

 A partir dos questionamentos, solicitar aos educandos, digitarem palavras que abordem VALORES os quais podemos usar no nosso dia-a-dia.

 Exploração das idéias dos alunos.

 Imprimir as idéias digitadas.

 Em sala, os alunos produzirão textos, a partir do que foi vivenciado e discutido no laboratório.

                                                                                                 Irene Maria de Medeiros
                                                                                                 Professora Orientadora da Telessala

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO: VALORIZANDO A AUTOESTIMA. TEMA: RESGATANDO VALORES NA ESCOLA.

     A Ética diz respeito às reflexões sobre a conduta humana. Na escola, este tema encontra-se em primeiro lugar, nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento não é neutro, nem impermecível a valores de todo tipo, pois trata-se de valores e normas, cuja escola compromete-se com a formação para a cidadania.

     Partindo dessa perspectiva, e considerando que a escola deve realizar um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética, as professoras orientadoras da Telessala, dentro do projeto Valorizando a Autoestima, volta-se para os alunos do 4º ano com uma proposta: Resgatando Valores na Escola, onde este destina-se a oportunizar um trabalho que chame a atenção dos mesmos para o princípio da dignidade do ser humano.

     O referido projeto chama a atenção para um trabalho de conscientização na escola que é fator decisivo para a formação do exercício da cidadania, centralizado no respeito à diversidade, através da concepção necessária de um mundo com seres e saberes diferentes, mas todos com o mesmo valor. Com isso objetiva-se desenvolver uma idéia mais ética quanto a convivência humana, valorizando, o educando como ser social, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e a si mesmo.

     Portanto, este projeto é interdisciplinar, envolvendo as áreas do conhecimento lingüístico, matemático, ciências naturais e sociais, tendo como base a concepção sócio interacionista construtivista de aprendizagem, em que o conhecimento se dará a partir do momento em que o conteúdo a ser apreendido é incorporado de modo que mais tarde possa ser utilizado pelo indivíduo, e este possa aprender a aprender (fazendo, tentando, conseguindo). No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, estes serão baseados na construção significativa de saberes adquiridos por eles, os quais formarão uma rede de conhecimentos que, sempre associada ao conhecimento prévio, fará parte da sua memória construtiva ou compreensiva. Vale ressaltar que, neste processo, o professor será o mediador dessa aprendizagem, tornando-se um verdadeiro aprendiz, junto com seu educando.

                                                                                                                 Irene Maria de Medeiros

                                                                                                Professora Orientadora da Telessala

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TELESSALA – UM APOIO NA EDUCAÇÃO, UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA.

     Estudos demonstram que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolares em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar.
     Estamos vivendo em uma era de transformações.Com a revolução tecnológica e científica, a sociedade mudou muito nas últimas décadas. Assim a educação não tem somente que adaptar às novas necessidades dessa sociedade do conhecimento como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
    O uso das NTICs na educação deve ter como objetivo mediar a construção do processo de conceituação dos alunos, buscando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitando o seu processo de ensino e de aprendizagem, mas promovendo mudanças esperadas no processo educativo, onde estas devem ser usadas não como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las e refinar suas idéias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.
     É com esta perspectiva que defendo a sala a qual atuo - Telessala. Um ambiente voltado para a utilização NTICs com a idéia de buscar soluções através de projetos como garantia de uma educação voltada por si só para a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são instrumentos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes, cujo professor possa utilizá-la de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizadas como máquinas divertidas e agradáveis para passar o tempo.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tema: Animals - conhecendo o mundo animal, através da Língua Inglesa

Este tema, trabalhado, foi muito importante tanto para os alunos do 6º e 7º anos, como para os professores envolvidos. Durante o período de abril a junho de 2010, foi desenvolvido esta temática, objetivando dar ênfase ao vocabulário e estruturas básicas, estimulando o interesse pelo aprendizado da Língua Inglesa, interligando com outras disciplinas.
O projeto foi muito bem divulgado, tanto com a equipe técnica pedagógica, família e até mídias locais, como a TV a Cabo da cidade (Sidy's).
Várias ações foram realizadas, como: vídeos, apresentações de slides, viagem de estudo, oficinas, avaliação.
Houve grande interesse por toda a equipe envolvida e o mais importante, a satisfação da professora e alunos, trabalharem de forma tão integrada, mostrando que a educação SIM, pode fazer diferença.

Projeto: Escola - Espaço de Identidade Jovem, Tema: Animals - Conhecendo o Mundo Animal, Através da Língua Inglesa.



Telessala - um apoio pedagógico na educação.

     Vivemos numa era marcada pelos avanços tecnológicos, com seus novos modos de aprender a ensinar, mas não basta só aprender é preciso à arte de traduzir todo o conhecimento em ação.

     A Telessala, frente às professoras orientadoras: Irene Maria de Medeiros (noturno), Rita Cruz (vespertino) e Joana (matutino), vêm ao longo dos anos, despertanto na Escola Estadual Capitão Mor Galvão, a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.

     Nesta perspectiva, o ensino por meio de Projetos, como Escola - Espaço de Identidade Jovem e Valorizando a Autoestima, além de consolidar a aprendizagem, contribui para a formação de hábitos e atitudes, aquisição de princípios, estratégias que podem ser generalizadas para situações alheias à vida escolar. Portanto a proposta destas educadoras centra-se na atenção aos conteúdos que os professores dão em sala de aula, ampliando-os neste ambiente e em contrapartida estes conteúdos vão sendo apreendidos através de oficinas, seminários, concluindo os conteúdos com ações práticas, os quais tornamo-nos juntamente com os nossos alunos, verdadeiros aprendizes