quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TELESSALA – UM APOIO NA EDUCAÇÃO, UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA.

     Estudos demonstram que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolares em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar.
     Estamos vivendo em uma era de transformações.Com a revolução tecnológica e científica, a sociedade mudou muito nas últimas décadas. Assim a educação não tem somente que adaptar às novas necessidades dessa sociedade do conhecimento como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
    O uso das NTICs na educação deve ter como objetivo mediar a construção do processo de conceituação dos alunos, buscando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitando o seu processo de ensino e de aprendizagem, mas promovendo mudanças esperadas no processo educativo, onde estas devem ser usadas não como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las e refinar suas idéias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.
     É com esta perspectiva que defendo a sala a qual atuo - Telessala. Um ambiente voltado para a utilização NTICs com a idéia de buscar soluções através de projetos como garantia de uma educação voltada por si só para a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são instrumentos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes, cujo professor possa utilizá-la de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizadas como máquinas divertidas e agradáveis para passar o tempo.



Um comentário:

  1. Irene, parabéns pela sua garra, determinação, amor pelo que faz,e o desejo do fazerr bem feito.
    Sei que as sementes voce planta e cabe aos demais profissionais da sala de aula dar continuidade.
    PARABÉNS.JONAS

    ResponderExcluir