sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Telessala: um apoio pedagógico na educação, utilizando as ferramentas tecnológicas numa perspectiva construtiva.

          Ao longo dos anos que estou trabalhando na Telessala da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, venho defendendo esta idéia e com a conclusão do meu curso de pós graduação pela PUC/Rio - Tecnologias em Educação, pude sim, concretizá-la. No início senti dificuldades em colocar as demais colegas deste ambiente nessa luta, mas graças a Deus e perseverando nos meus ideais, consegui, aos poucos a interação das mesmas.
         Esta proposta pedagógica, volta-se para um ambiente escolar transformador, vivo de interações, com práticas inovadoras, criativas, voltado para a utilização das TICs, com a ideia de buscar soluções através de projetos como garantia de uma educação voltada por si só para a aprendizagem dos alunos, cujo professor possa utilizá-las de formas responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizadas como máquinas divertidas e agradáveis para passar o tempo.

          Nesta perspectiva, a professora orientadora da Telessala do turno matutino - Joana D'Arc, durante o ano letivo de 2010, desenvolveu um projeto, oportunizando junto aos professores e educandos, um apoio pedagógico na tentativa de minimizar o índice de repetência.
          Foram oferecidas várias oficinas, com temas desenvolvidos na telessala, bem como momentos de se trabalhar corpo a corpo com os alunos em horários estabelecidos junto ao educador, onde os mesmos puderam vivenciar leitura, produção textual, ditados (palavras/ frases), projeções de filmes, dramatizações, desenhos, entre outros.....
        Por fim, no período de 05/11 a 20/11 /2010 Joana, junto a biblioteca, propôs abrilhantar a Semana do Bibliotecário, mobilizando toda esta instiuição de ensino a enfocar a importância da leitura no nosso cotidiano, com apresentações, como: Sarau Poético, danças......
       Finalizou o projeto com a culminância no auditório da escola, onde os educandos tiveram oportunidade de receber clásicos da Literatura Brasileira.
       Quero parabenizar a professora Joana e demais alunos por acreditar numa proposta de trabalho, pois o sucesso escolar está intimamente associado à qualidade da educação oferecida, que se reflete tanto no que diz respeito ao percurso dos alunos na escola com nas aquisições de conhecimentos, habilidades, valores e hábitos.
      Portanto, não basta aprender, é preciso a arte de traduzir todo o conhecimento em ação.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Especialista em Tecnologias em Educação

2 comentários:

  1. Parabéns pela inciativa de mostrar seu belíssimo trabalho...És uma profissional de mão cheia q sacode nós professores q as vezes devido ao dia a dia estamos um pouco sem determinadas atitudes e vc chega e nos ajuda a desembaraçar e dá vida aos projetooooooos,um cheirooooooooooo!Izabel Ramalho

    ResponderExcluir
  2. IRENE PASSA LÁ NO MEU BLOG .TEM SELINHO PRA VC!

    ResponderExcluir