domingo, 24 de abril de 2011

TELESSALA - UM AMBIENTE INOVADOR.

          A Telessala da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, vem ao longo dos anos, utilizando estratégicas ricas na construção de uma escola centrada numa metodologia de educação por projetos, pois sabe-se que estes permitem articular as disciplinas, buscando analisar problemas sociais e existenciais e construir para sua solução, através da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar.
          Neste sentido, as professoras orientadoras deste ambiente, fizeram o lançamento, dentro do Projeto "Escola: Espaço de Identidade Jovem", do tema "Escola Estadual Capitão Mor Galvão - Conhecendo e Valorizando a Entidade, através das Mídias", tendo em vista, a escola está vivenciando 100 anos de atividades educacionais.
          As atividades começaram no dia 12 de abril do corrente ano, no programa TV Cidade - Sidy's TV a Cabo. A professora Orientadora da Telessala - Irene, juntamente com o professor de História - Kleyton e da professora de Língua Portuguesa - Aparecida, foram entrevistados pelo Pastor João Batista. Este programa foi bastante repercutido na cidade, com bastante interatividade por parte dos entrevistados/entrevistador, como também telespectadores.

          No dia 13 de abril, o ex-aluno da escola - César Araújo, iniciou o cerimonial com a citação de Jonh Dewey "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." O referido evento foi realizado no auditório da escola e contou com autoridades ligados à educação da cidade, pais, corpo docente/dicente e funcionários desta instituição de ensino.
          A palestrante da noite - Dona Maria José Mamede -pedagoga, escritora, ex-aluna e autora do hino da escola, relatou muito bem sua passagem nesta instituição, fazendo-nos mergulhar no tempo, as maravilhas de uma história. A mesma  nos mostrou que a educação escolar tem sido uma das grandes mentoras da criação de desafios para a juventude. Desafios que significam oportunidades para a apreensão do belo e da harmonia. Desafios que os ajudam a dar significado a suas vidas, a construir projetos de um futuro digno. 
          Portanto, ser inovador, criativo, é saber e conseguir romper com o óbvio. É ser capaz de formular a pergunta que ninguém ousa, propor o que ninguém proporia. Para ser criativo é preciso ter desapego pela acomodação, ter a coragem de enfrentar resistências e,  principalmente, não ter medo de errar.
          Por fim, encerro as minhas palavras com uma citação de Aristóteles "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."
Irene Maria de Medeiros
Professora orientadora da telessala
Especialista em Tecnologas em Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário