sábado, 30 de julho de 2011

Telessala - Um espaço interativo.

          A telessala é um ambiente de interação: aluno/professor orientador/professor/mídias, porque além de estimular a aprendizagem, fomenta e transforma os conhecimentos num desenvolvimento de conteúdos interativos.
           A participação dos professores neste ambiente com seus alunos, demonstra que os instrumentos e forma de aprendizagem vinculados as mídias, constrói uma ação pedagógica flexível e aberta a novos conhecimentos, construindo para que se aprenda a tratar os problemas - como o da educação de valores.

          Nessa instância no  período de 27 a 29 de julho do corrente ano, este ambiente foi bastante visitado. Como sempre, as aulas motivacionais fizeram-se presente, deixando os educandos mais relaxados para absorver os conteúdos, desenvolvendo formas dialógicas e democráticas de resolução de conflitos cotidianos e problemas, através  da busca de articulação entre os conhecimentos populares e científicos, dando um novo sentido à escola. 
          Ao longo destes anos, a frente da telessala (noturno), venho tendo várias experiências de ensino aprendizagem com o uso das TICs. Estas ferramentas tem sido um processo de mudança de atitudes, tanto para a minha pessoa, como os demais educadores e estudantes, no sentindo de enganjarem-se em novas formas de aprendizagens e perseverarem para que as mudanças de paradigma de ações educacionais tenha exito, como bem afirma  Santiago em (Santiago e Santiago, 2007, 38p)
          "(...) abranger os conhecimentos acumulados por uma organização, relativos as pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamentos(...)"
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telassala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação

terça-feira, 26 de julho de 2011

Avó - Uma vida educacional permanente.

          Hoje, 26 de julho, de acordo com o calendário Cristão é comemorado o dia da Avó...
           Quero neste espaço homenagear esta avó tão especial para toda a nossa família: ARMINDA MEDEIROS. Mulher de fibra, que ao lado do nosso pai Manoel Patrício (in memorian), soube educar tão bem suas filhas e estes ensinamentos repassados para as netas.
          Hoje, como mãe/educadora, vejo que o neto, é realmente uma dádiva de Deus, pois é a continuação da espécie, o sangue do seu sangue, filho do filho, mais filho que filho mesmo...
          Parabéns a minha mãe ARMINDA MEDEIROS, pelo dom da VIDA e poder continuar com a espécie humana, pois tenho certeza de que a vida nos dá netos para nos compensar de todas as perdas trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vem ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixados pelos arroubos juvenis.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação


domingo, 17 de julho de 2011

O prazer de Pesquisar...

          Ao longo das minhas pesquisas (desde Fev/2011), venho investigando o passado educacional da escola que atuo - E. E. Capitão Mor Galvão, buscando sempre, nas visitas que realizo, as relações dos sujeitos - pessoas simples, trabalhadores que agem e interagem com o social.

Marli Alice de Araújo - atuou na E.E.C.M.G em :
1977 / 1978 - Secretária
1999 / 2002 - Vice-Diretora
         Sob este aspecto constitutivo de uma memória, percebo a importância em cada visita no significado da trajetória vivida pelos sujeitos. Através dos diálogos, vejo o sentido que cada um dos fatos narrados, estabelece com o tempo vivenciado na instituição de ensino, de acordo com o significado que eles têm em determinado momento de suas vidas.

Aura Maria dos Santos Lima
Profesora de Geografia e Ciências - 1978
               Nestes encontros que tenho com pessoas que fizeram parte da História desta instituição de ensino, vejo emergir memórias de trabalhadores, vivências urbanas, manifestações sociais e experiências compartilhadas.

Dalvani Félix Pequeno Benevides
Atuou na E.E.C.M.G no ano de 1965 / 1990
Funções: Professora de Geografia / História / Português
Supervisora
          Portanto, o ato de pesquisar além de relacionar presente/passado, me faz compreender a partir do presente um sujeito de seu tempo, invertendo a relação de passado/presente para presente/passado, procurando indicar possibilidades a partir do que está colocando neste presente, contribuindo para a compreensão de um saber histórico que se caracteriza pela diferença, diversidade e multiplicidade.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação