domingo, 17 de julho de 2011

O prazer de Pesquisar...

          Ao longo das minhas pesquisas (desde Fev/2011), venho investigando o passado educacional da escola que atuo - E. E. Capitão Mor Galvão, buscando sempre, nas visitas que realizo, as relações dos sujeitos - pessoas simples, trabalhadores que agem e interagem com o social.

Marli Alice de Araújo - atuou na E.E.C.M.G em :
1977 / 1978 - Secretária
1999 / 2002 - Vice-Diretora
         Sob este aspecto constitutivo de uma memória, percebo a importância em cada visita no significado da trajetória vivida pelos sujeitos. Através dos diálogos, vejo o sentido que cada um dos fatos narrados, estabelece com o tempo vivenciado na instituição de ensino, de acordo com o significado que eles têm em determinado momento de suas vidas.

Aura Maria dos Santos Lima
Profesora de Geografia e Ciências - 1978
               Nestes encontros que tenho com pessoas que fizeram parte da História desta instituição de ensino, vejo emergir memórias de trabalhadores, vivências urbanas, manifestações sociais e experiências compartilhadas.

Dalvani Félix Pequeno Benevides
Atuou na E.E.C.M.G no ano de 1965 / 1990
Funções: Professora de Geografia / História / Português
Supervisora
          Portanto, o ato de pesquisar além de relacionar presente/passado, me faz compreender a partir do presente um sujeito de seu tempo, invertendo a relação de passado/presente para presente/passado, procurando indicar possibilidades a partir do que está colocando neste presente, contribuindo para a compreensão de um saber histórico que se caracteriza pela diferença, diversidade e multiplicidade.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário