sábado, 26 de março de 2011

TRAÇANDO AÇÕES PARA OS PROJETOS DO CENTENÁRIO DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MÓR GALVÃO.

          Nos dias 22, 23 e 24 do mês de março, aconteceu no ambiente da Telessala, encontros para traçar ações equivalentes aos projetos do centenário da Escola Estadual Capitão Mór Galvão.
          No dia 22/03, me reuni com os professores envolvidos no projeto da Telessala: Escola Espaço de Identidade Jovem. Tema: Escola Estadual Capitão Mór Galvão - Conhecendo e Valorizando a Entidade, Através das Mídias, objetivando repassar informações sobre o mesmo. Os recebi com uma calorosa acolhida, onde foram presenteados com amostras de perfumes, seguindo de uma mensagem motivacional/reflexiva - em vídeo: O Olhar do Educador. Logo após, projetei em pps, as ações que íamos desenvolver no referido projeto.

          Na quarta-feira (23/03), fui à residência da pesquisadora/escritora -  Maria José Mamede, para conversarmos sobre as ideias que a mesma irá falar no dia do lançamento do projeto para a comunidade escolar. Fui muito bem recebida e aprendi bastante com a conversa que tivemos.

          Já no dia 24/03, o diretor Alex, solicitou a Telessala, para traçar metas com a equipe técnica/pedagógica, visando realizações de atividades dos eventos que irão acontecer no ano em curso.
          Portanto, vejo a importância de um ambiente como este na escola, cujos profissionais SE ENGAJEM VERDADEIRAMENTE no processo educacional da instituição que está inserido(a) e não permaneçam APENAS em BIRÔS, vendo o TEMPO PASSAR. E aqueles que fazem as leis deste país, principalmente no que se refere à EDUCAÇÂO, se reportem ao lugar que REALMENTE acontece e surgem os ACONTECIMENTOS -  A ESCOLA e valorizem os ambientes que estão fazendo a diferença na aprendizagem dos educandos, como as TELESSALAS.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação


domingo, 13 de março de 2011

PROJETO: ESCOLA - ESPAÇO DE IDENTIDADE JOVEM. TEMA: NÃO ESQUEÇA A FANTASIA, MAS CAIA NA REAL: PREVINA-SE!

          No dia 03 de março de 2011, das 16 às 17hs e 20 às 21hs, no auditório da Escola Estadual "Capitão Mór Galvão", a Telessala juntamente com a equipe técnico/pedagógica desta entidade, promoveu um ciclo de palestras dentro do projeto Escola: Espaço de Identidade Jovem, com o tema: Não esqueça a fantasia, mas caia na real: previna-se!
          A palestra teve como objetivo, alertar os foliões sobre a necessidade de se prevenir contra a violência, Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis durante as festividades carnavalescas.
          O palestrante - PM Vagner, foi bastante interativo com os alunos, projetando slides e vídeos de acordo com o tema abordado e respondendo as perguntas que surgiam.

          Antes do mesmo iniciar a sua fala, dei as boas vindas para os presentes com a projeção de um slide motivacional "O Sentido da Vida", o qual retratava sobre a importância da vida.
          Vale ressaltar que neste dia, fiquei realizada com o trabalho que exerço frente à Telessala, pois sabe-se que o ensino noturno tem que ser repensado, principalmente no que se refere as aulas e momentos destes, proporcionado por profissionais que REALMENTE fazem a escola, só vem melhorar a aprendizagem dos nossos educandos.
          Portanto é nesta perspectiva ousada, mas não utópica, que cabe colocar nossos esforços de tornar o ambiente da Telessala, um objeto de estudo na escola, cujos governantes vejam este local com bons olhos, pois só poderemos formar cidadãos para o mundo se compreendermos as mídias, em todos os seus aspectos e dimensões.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação
 

terça-feira, 1 de março de 2011

TELESSALA - CONSTRUINDO O CONHECIMENTO, ATRAVÉS DAS MÍDIAS.

          Ontem, 28 de fevereiro de 2011, fiquei bastante feliz com os atendimentos realizados na Telessala. O professor José Mendes, solicitou o terceiro e quarto horários deste ambiente para trabalhar com os alunos o filme A GUERRA DO FOGO.
          O ensino no  turno noturno,  tem quer ser bem administrado, no que se refere ao fator tempo, com aulas bem planejadas, prazerosas que prenda a atenção dos educandos.
         Assim, no terceiro horário, a turma que veio a este ambiente com o professor, foi a 1ª série "E". Os mesmos ficaram um pouco ativos, mas com a interatividade do educador, congelando imagens e levando-as para o contexto atual da sala de  aula, os aprendizes começaram a participar e ficar atentos a projeção. Nesta turma a disciplina era História, com conteúdo vivenciado -  Pré-História: Evolução Humana. A finalidade desta aula neste ambiente era para os alunos perceberem, através da projeção do filme, a evolução humana.
          No quarto horário, foi a vez da 1ª série "D", ministrando a disciplina Filosofia, utilizando o mesmo filme da aula anterior. O conteúdo explorado nesta área do conhecimento -  Linguagem/Violência, objetivando analisar através da projeção, as primeiras formações humanas, enfatizando as relações de poder, violência e linguagem.
          Portanto, percebo a importância deste ambiente na instituição de ensino, principalmente na atuação do professor e respectivas competências em relação à mobilização e ao emprego das mídias, onde a interação professor/professor orientador da telessala, tem que ser assídua para uma melhor aprendizagem e produção de conhecimentos.  
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação