sábado, 25 de fevereiro de 2012

Antecipando a Semana Pedagógica

          A E. E. Capitão Mor Galvão, a frente os gestores Alcindo Alex e Joseane Pereira, antecipando a Semana Pedagógica, realizou encontros com segmentos da escola, em dias diferentes de acordo com cada setor, objetivando discutir atribuições cabíveis, no intuito de tomar posteriormente decisões necessárias a curto, médio e longo prazo para juntos, traçar um plano de ação para o ano de 2012.
          No dia 15 de fevereiro do corrente ano, foi a vez das professoras orientadoras da telessala e bibliotecárias reunirem-se com os gestores.
           O referido encontro aconteceu a tarde no ambiente da telessala e a pauta foi bastante significatica. Iniciou-se os trabalhos com as boas vindas dos gestores e em seguida houve a dinâmica de frases....

           ... onde cada participante retirava um papel e completava a frase.
           Houve a leitura e discussão das atribuições dos funcionários de cada setor e logo após foi traçado metas (sugestões) de acordo com a necessidade de cada departamento.
           Em seguida os gestores agradeceram e foi servido um lanche aos presentes.
           Quero encerrar as minhas palavras, parabenizando aos gestores por proporcionar momentos como estes, discutindo com setores seu problemas e por que não dizer colhendo sugestões, para um melhor andamento escolar, pois ao longo da minha vida aprendi muito com meus mestres, mais com os meus companheiros e mais ainda com os meus alunos. Posso dizer que enquanto vida tiver e determinação em trabalhar, estarei sim, defendendo os meus ideais educacionais.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tcnologias em Educação


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Proposta Diferenciada do Ensino Médio Noturno no RN

          No dia 13 de janeiro de 2012, no auditório da E. E. Capitão Mor Galvão, realizou-se uma reunião com a equipe da Subcoordenadoria do Ensino Médio, objetivando passar informações sobre a Proposta Diferenciada do Ensino Médio Noturno no Rio Grande do Norte.
          O assunto abordado foi projetado em Power Point e deixou-nos com interrogações, principalmente no ítem que refere-se a carga horária do professor.

          A partir deste encontro, comecei a aprofundar-me mais sobre este assunto....

          ..... buscando através de pessoas que já conhecem o tema como os técnicos da 9ªDired, ou da ferramenta de pesquisa -Google, melhor esclarecimento, sobre as minhas interrogações.

          Mas até agora o que encontrei nas pesquisas, são informações de escolas que adaptaram sua realidade a este projeto, entre elas a da Fundação Rondônia e no RN a escola Juscelino Kubitschek, na cidade de Assu.

          Vejo, que a filosofia deste projeto é magnífico, mas não concordo na forma como o colocam. Neste encontro, achei as informações vagas...  Acredito que para adaptarmos projetos à nossa realidade, temos que nos aprofundarmos bastante no assunto, pois trata-se de conhecimentos, pessoas que iremos conviver e aprender a aprender. Enquanto  vermos na EDUCAÇÃO propostas apresentadas, devemos primeiro conhecermos, aprofundarmos e depois montarmos as nossas  de acordo com o que temos de REAL, pois só assim a EDUCAÇÃO é capaz de evoluir, até porque como diz Rubem Alves "Tem escolas que são gaiolas e há escolas que são asas". Entre as duas, prefiro a última!!!!!
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especilaista em tecnologias em Educação