quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto: O prazer de Educar na Arte do Fazer Cinema


     De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o Ensino Médio tem como finalidades primordiais, não apenas a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, no íntimo de garantir a continuidade dos estudos, mas também a preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania, a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão dos processos produtivos.
     Nesta instância, como a escola, este ano, passou a trabalhar com a proposta do Ensino Médio Noturno diferenciado viu-se a necessidade de trabalhar um projeto pedagógico pautado na realidade social do educando, pois sabe-se que estes principalmente do turno noturno, vivem e participam de um tempo de múltiplos acontecimentos que precisam ser compreendidos na sua historicidade.
          Assim, considerando que a escola é um dos grandes instrumentos sociais de conscientização, mudança e transformação de comportamentos de seus atores por intermédio da prática pedagógica, da sistematização dos conhecimentos científicos e sua relação frente aos desafios do cotidiano da comunidade social em que está inserida a equipe técnica pedagógica juntamente com a Telessala (noturno) desenvolveu neste semestre o projeto O PRAZER DE EDUCAR NA ARTE DO FAZER CINEMA, porque educar para uma leitura fílmica significa sensibilizar-se, saber sensibilizar, formar o sujeito por meio da experimentação e envolvê-lo em todo processo de ensinoaprendizagem.
           O referido projeto teve como objetivo estimular de forma não só crítica, mas também lúdica, as situações de produção de filmes, utilizando as ferramentas tecnológicas de forma construtiva, transformando os alunos em expectadores criativos e fazedores de arte.
          Portanto, no dia 14 de dezembro de 2012, as 19HS, no auditório da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, haverá o lançamento do filme A REVOLTA DE LAMPIÃO, a culminância deste projeto que teve como base a percepção sócio interacionista construtivista, que consistiu na experiência de fazer o aluno passar pela vivência de filmar curtas, sendo ele o protagonista principal.      
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala 
Pedagoga/Especialsita em tecnologia em Educação

domingo, 9 de dezembro de 2012

Socialização do Projeto O Prazer de Construir, Através da Leitura no I FEMNOD.


          No dia 09 de novembro de 2012, no auditório da E. E. Capitão Mor Galvão aconteceu (promovido pela 9ª Dired), o I Fórum do Ensino Médio Noturno Diferenciado: Intercâmbio de Saberes, objetivando a integração e a formação dos atores envolvidos, a troca de experiências e a socialização dos projetos desenvolvidos no 1º semestre.
          Este evento envolveu gestores, alunos, professores e  coordenadores pedagógicos. As atividades deram início às 8:00 horas com:
Composição da mesa / fala das autoridades
 
Exibição do Hino Nacional

 Apresentação artística

          Após as apresentações artísticas, fiz a exposição do projeto "O Prazer de Construir, Através da Leitura". Utilizei a metodologia, intercalando os slids com a fala de cada professor que se envolveu no projeto.
          Durante as explanações, houve um desfile dentro do conteúdo trabalhado na Língua Inglesa (profª Roseane). Os alunos realizaram este, falando o vocabulário do nosso vestuário em inglês. Foi muito interessante!!!
           
         Os alunos Paulo Henrique e Daniel Augusto, também falaram sobre a importância deste projeto, o que o mesmo mudou na vida de ambos.
          Estes educandos foram os primeiros colocados em nível Regional, dentro do projeto Luz, Câmera, Sou Cidadão - TJE/RN, com o vídeo "Meu Voto Consciente" (disciplina Filosofia - Profª Kalina)


         O Fórum teve a sua programação desenvolvida até às 17:00 horas com as seguintes atividades:
Palestra: "Contextualizando o Currículo numa Perspectiva de Aprendizagem Significativa" - Joaquim Juraci Faria de Oliveira Secretário Adjunto/SEEC

Almoço 

Apresentação artística 

Rede Social: "A  democratização da comunidade e informação na escola  do ensino médio" - Profª Régina Lúcia Casta - Técnica da SEEC/SUEM

 Mesa Redonda: "As expectativas e desafios no ensino médio noturno diferenciado" - professores das escolas do EMND.
Mediadora: Rosângela Maria de Oliveira Siva - Técnica da SEEC/RN

          Vale ressaltar que durante todo o dia, aconteceram exposições dos projetos desenvolvidos durante o 1º semestre, nas seis escolas inseridas no EMND.

          Por fim, quero agredecer a todos os envolvidos neste Fórum, mostrando que o trabalho em equipe é algo prazeroso e significante e a equipe da 9ª Dired / E. E. Capitão Mor Galvão agradeço por estar dando credibilidade aos projetos da Telessala, pois não adianta só ensinar os conteúdos pelos conteúdos, mas trabalhá-los de forma concreta, até porque "Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho" Paulo Freire 

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologia em Educação