domingo, 9 de dezembro de 2012

Socialização do Projeto O Prazer de Construir, Através da Leitura no I FEMNOD.


          No dia 09 de novembro de 2012, no auditório da E. E. Capitão Mor Galvão aconteceu (promovido pela 9ª Dired), o I Fórum do Ensino Médio Noturno Diferenciado: Intercâmbio de Saberes, objetivando a integração e a formação dos atores envolvidos, a troca de experiências e a socialização dos projetos desenvolvidos no 1º semestre.
          Este evento envolveu gestores, alunos, professores e  coordenadores pedagógicos. As atividades deram início às 8:00 horas com:
Composição da mesa / fala das autoridades
 
Exibição do Hino Nacional

 Apresentação artística

          Após as apresentações artísticas, fiz a exposição do projeto "O Prazer de Construir, Através da Leitura". Utilizei a metodologia, intercalando os slids com a fala de cada professor que se envolveu no projeto.
          Durante as explanações, houve um desfile dentro do conteúdo trabalhado na Língua Inglesa (profª Roseane). Os alunos realizaram este, falando o vocabulário do nosso vestuário em inglês. Foi muito interessante!!!
           
         Os alunos Paulo Henrique e Daniel Augusto, também falaram sobre a importância deste projeto, o que o mesmo mudou na vida de ambos.
          Estes educandos foram os primeiros colocados em nível Regional, dentro do projeto Luz, Câmera, Sou Cidadão - TJE/RN, com o vídeo "Meu Voto Consciente" (disciplina Filosofia - Profª Kalina)


         O Fórum teve a sua programação desenvolvida até às 17:00 horas com as seguintes atividades:
Palestra: "Contextualizando o Currículo numa Perspectiva de Aprendizagem Significativa" - Joaquim Juraci Faria de Oliveira Secretário Adjunto/SEEC

Almoço 

Apresentação artística 

Rede Social: "A  democratização da comunidade e informação na escola  do ensino médio" - Profª Régina Lúcia Casta - Técnica da SEEC/SUEM

 Mesa Redonda: "As expectativas e desafios no ensino médio noturno diferenciado" - professores das escolas do EMND.
Mediadora: Rosângela Maria de Oliveira Siva - Técnica da SEEC/RN

          Vale ressaltar que durante todo o dia, aconteceram exposições dos projetos desenvolvidos durante o 1º semestre, nas seis escolas inseridas no EMND.

          Por fim, quero agredecer a todos os envolvidos neste Fórum, mostrando que o trabalho em equipe é algo prazeroso e significante e a equipe da 9ª Dired / E. E. Capitão Mor Galvão agradeço por estar dando credibilidade aos projetos da Telessala, pois não adianta só ensinar os conteúdos pelos conteúdos, mas trabalhá-los de forma concreta, até porque "Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho" Paulo Freire 

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologia em Educação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário