quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto: O prazer de Educar na Arte do Fazer Cinema


     De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o Ensino Médio tem como finalidades primordiais, não apenas a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, no íntimo de garantir a continuidade dos estudos, mas também a preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania, a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão dos processos produtivos.
     Nesta instância, como a escola, este ano, passou a trabalhar com a proposta do Ensino Médio Noturno diferenciado viu-se a necessidade de trabalhar um projeto pedagógico pautado na realidade social do educando, pois sabe-se que estes principalmente do turno noturno, vivem e participam de um tempo de múltiplos acontecimentos que precisam ser compreendidos na sua historicidade.
          Assim, considerando que a escola é um dos grandes instrumentos sociais de conscientização, mudança e transformação de comportamentos de seus atores por intermédio da prática pedagógica, da sistematização dos conhecimentos científicos e sua relação frente aos desafios do cotidiano da comunidade social em que está inserida a equipe técnica pedagógica juntamente com a Telessala (noturno) desenvolveu neste semestre o projeto O PRAZER DE EDUCAR NA ARTE DO FAZER CINEMA, porque educar para uma leitura fílmica significa sensibilizar-se, saber sensibilizar, formar o sujeito por meio da experimentação e envolvê-lo em todo processo de ensinoaprendizagem.
           O referido projeto teve como objetivo estimular de forma não só crítica, mas também lúdica, as situações de produção de filmes, utilizando as ferramentas tecnológicas de forma construtiva, transformando os alunos em expectadores criativos e fazedores de arte.
          Portanto, no dia 14 de dezembro de 2012, as 19HS, no auditório da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, haverá o lançamento do filme A REVOLTA DE LAMPIÃO, a culminância deste projeto que teve como base a percepção sócio interacionista construtivista, que consistiu na experiência de fazer o aluno passar pela vivência de filmar curtas, sendo ele o protagonista principal.      
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala 
Pedagoga/Especialsita em tecnologia em Educação

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