quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO - 100 ANOS FAZENDO HISTÓRIA.

          O Grupo Escolar Capitão Mor Galvão, teve seu instrumento legal, no período da educação mais elitista. O Grupo  era criado e instalado pelo Governo do Estado. O município assumia os encargos financeiros provenientes do pagamento do porteiro, zelador, das despesas materiais, como também a cessão do prédio. Por outro lado o Estado assumia a nomeação dos professores e pelo pagamentos dos vencimentos, dos mesmos, conforme a legislação específica.
          Este Grupo foi criado pelo decreto, nº 256, de 25 de novembro de 1911. Foi instalado na parte térrea da prefeitura municipal (atual sede da Câmara de Vereadores), à rua Vivaldo Pereira de Araújo, inaugurado solenemente no dia 23 de janeiro de 1912, na administração do atual prefeito municipal, o Senhor Ladislau de Vaconcelos Galvão. O professor Francisco Gonzaga Galvão, foi o primeiro Diretor do Estabelecimento de Ensino.

          Este grupo Escolar funcionou de 1912 até 1927 com duas Escola Isoladas, sendo uma do sexo masculino e outra do sexo feminino, ambas contando com quatro seções (1ª, 2ª, 3ª e 4ª). A inauguração da sede própria, aconteceu no dia 7 de setembro de 1927, tendo presidido a solenidadde, o Governador do estado Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros, com  a presença do prefeito municipal, senhor Antônio de Vasconcelos Galvão, cuja bençãos das instalações foi dada pelo padre Pedro Paulino da Silva. Estava presente também à solenidade, o professor Gilberto de Cunha Pinheiro.
          A antiga construção do prédio, situava-se na Av. Coronel José Bezerra e os professores de Currais Novos, à execução dos que ensinavam no Grupo Escolar Capitão Mor Galvão, recebiam orientações pedagógicas (eram professores sem diploma da Escola Normal), dadas pelos professores ou diretor do "Capitão Mor Galvão".

          A partir de 1920, essa orientação caracterizou-se, como sendo um estágio de prática escolar, o qual era realizado, nesse mesmo Grupo Escolar.
           Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente passaram a ser adotado em outras escolas, até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino, tanto público, quanto particular.

          Os uniformes além de padronizar os alunos, ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa, saber de que escola o estudante é. Para as saídas, desfiles do dia 7 de setembro, cultos ou outros eventos, era usado o uniforme de gala, que devia sempre estar impecável.

          Os uniformes mudaram bastante depois da segunda metade do século XX, especialmente depois da década de 1980. Além de se tornarem mais simples, eles foram ficando cada vez mais parecidos. Desde então, o padrão é o uso de camisetas com o nome e o símbolo da escola. 
          Atualmente a Escola estadual Capitão Mor Galvão está localizada no Bairro Gilberto Pinheiro, à rua Moisés Galvão, nº 215, em novo prédio construído por solicitação do Dr. Sílvio Bezerra de Melo ao Governador do Estado do Rio Grande do Norte.
          Este material, fiz em slides para trabalhar com os alunos em sala.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Especialista em Tecnologia em Educação
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário