quinta-feira, 26 de maio de 2011

VISITANDO PESSOAS QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO

Francisca Pereira de Araújo (Aluna na década de 1956)
             Ao longo da minha vida profissional dentro desta instituição de ensino - 1982 (estágio) e a partir de 1985 (professora), tenho sonhado com a ideia de um dia realizar um documentário com esta escola.

Maria Aparecida de araújo (Aluna na década de 1952)
Neuma Bezerra (Aluna na década de 1970)
          Sabe-se que para isto acontecer temos que pesquisar bastante, pois um pesquisador é um estudante por toda a vida, sua preparação para realizar várias pesquisas é um trabalho que nunca termina.

Letícia Maria Pereira (Professora na década de 1980)
Serafim José Moreira (Aluno na década de 1954)
          A partir de abril do ano em curso, venho procurando junto com as demais professoras orientadoras da telessala (Joana e Rita), visitar pessoas que fizeram parte desta instituição de ensino, investigando, fotografando, indo a campo, coletando informações, possibilitando a descoberta de uma época que não vivenciei, mas  deliciando-me com as descobertas e aprendizagens que surgem em cada domicílio visitado.

Delvanira Faustino de Assis (Aluna na década de 1954)
          Assim, percebo que em plena era virtual junto com a engrenagem robótica, o ser humano é o "recurso de maior importância para o desenvolvimento da pesquisa", pela consciência, intelecto e razão, porque dentre diversos tipos de conhecimento produzido pelo homem, a pesquisa é a mais importante.
 
Shirley Maria Pereira (Professora na década de 1980)
           Assim, é de suma importância esta pesquisa para nós que fazemos parte desta escola e porque não dizer desta cidade, porque esta não é só uma investigação, é muito mais, é o nosso documentário para um futuro distante, como foi no passado.

Professor Joaberl Rodrigues de Souza ( Diretor no período de 1964 a 1966)
          Finalizo as minha palavras citando uma frase de Aristóteles "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação


Um comentário: