Francisca Pereira de Araújo (Aluna na década de 1956) |
Ao longo da minha vida profissional dentro desta instituição de ensino - 1982 (estágio) e a partir de 1985 (professora), tenho sonhado com a ideia de um dia realizar um documentário com esta escola.
Maria Aparecida de araújo (Aluna na década de 1952) Neuma Bezerra (Aluna na década de 1970) |
Sabe-se que para isto acontecer temos que pesquisar bastante, pois um pesquisador é um estudante por toda a vida, sua preparação para realizar várias pesquisas é um trabalho que nunca termina.
Letícia Maria Pereira (Professora na década de 1980) Serafim José Moreira (Aluno na década de 1954) |
A partir de abril do ano em curso, venho procurando junto com as demais professoras orientadoras da telessala (Joana e Rita), visitar pessoas que fizeram parte desta instituição de ensino, investigando, fotografando, indo a campo, coletando informações, possibilitando a descoberta de uma época que não vivenciei, mas deliciando-me com as descobertas e aprendizagens que surgem em cada domicílio visitado.
Delvanira Faustino de Assis (Aluna na década de 1954) |
Assim, percebo que em plena era virtual junto com a engrenagem robótica, o ser humano é o "recurso de maior importância para o desenvolvimento da pesquisa", pela consciência, intelecto e razão, porque dentre diversos tipos de conhecimento produzido pelo homem, a pesquisa é a mais importante.
Shirley Maria Pereira (Professora na década de 1980) |
Assim, é de suma importância esta pesquisa para nós que fazemos parte desta escola e porque não dizer desta cidade, porque esta não é só uma investigação, é muito mais, é o nosso documentário para um futuro distante, como foi no passado.
Professor Joaberl Rodrigues de Souza ( Diretor no período de 1964 a 1966) |
Finalizo as minha palavras citando uma frase de Aristóteles "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação
Muito bacana seu blog! Parabéns!
ResponderExcluir