sábado, 15 de outubro de 2011

Professora/Educadora sim, com muito orgulho!

          Retratando um pouco da minha História profissional....
          No ano de 1982, ainda sob a Lei nº5692/71, conclui o Ensino Médio (Magistério), no Instituto Vivaldo Pereira. Neste período, já trabalhava com carteira assinada, no Educandário Jesus Menino, sendo auxiliar de uma turma do Jardim II. Em dezembro do mesmo ano, submeti ao concurso público municipal, tendo sido a 1ª colocada.

          Exerci as funções educacionais na E.M. "Ausônio Araújo", atuando na pré-escola, nos dois turnos, onde comecei a ser chamada carinhosamente "Tia Irene". Em 1984, concorri ao concurso público estadual. Passei e em fevereiro de 1985, fui trabalhar na E. E. "Capitão Mor Galvão", ensinando as disciplinas de História e OSPB. Neste período surgiu uma vaga na pré-escola deste estabelecimento e recebi o convite para atuar, a qual fiquei bastante lisonjeada.

           A partir de 1987, experiências inovadoras, foram surgindo no âmbito educacional, conduzidas por ideias progressistas, onde uma das defensoras foi Emília Ferreiro, a qual tive o prazer de assistir uma palestra com a mesma em Natal.

          Em 1993, recebi um convite da diretora do Colégio Camilo Toscano, para atuar naquele estabelecimento de ensino, na turma da Alfabetização. Fiquei feliz com o convite, pois foi através do meu trabalho na escola pública, que tive o respaldo para atuar naquele estabelcimento de ensino, mostrando que quando atuamos com dignidade, temos a credibilidade da sociedade.

          A partir da implantação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Darcy Ribeiro - de nº 9394/96, outras mudanças foram introduzidas na escola, entre elas o Ensino Médio, acabando com a pré-escola e criando um novo sistema educacional , através de Ciclos. Com muita garra e determinação, consegui acompanhar a minha turma até o final do Ciclo de Sistematização.
         Vale lembrar, que tive o prazer de supervisionar um Programa de Jovens e Adultos e coordenar a Creche Municipal "O Mundo da Criança", que para mim foi de grande aprendizado.
          Atualmente exerço a minha função educacional como professora orientadora da Telessala, a qual dedico-me fielmente as ideias que defendi na minha especialização - um apoio pedagógico a instituição de ensino .
          Portanto finalizo as minhas palavras agradecendo a todos que passaram por mim, e acreditaram e ainda acreditam no meu trabalho.
          Deixo-lhes com esta mensagem de Paulo Freire:       
"Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário