segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gestão Democrática nas Escolas Estaduais do RN.

        No dia 17 de novembro de 2011, acontecerá nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte as eleições para Direção e Vice-direção das instituições de ensino.
       Na E. E. Capitão Mor Galvão, concorrerão ao pleito os professores:
CHAPA 01:
Direção: Jocemar
Vice-direção: Kalina
        
CHAPA 02:
Direção: Alex
Vice-direção: Joseane

      Sabe-se que a proposta da Gestão Democrática nas escolas, sempre foi uma bandeira de vários movimentos em prol de uma democratização institucional educacional participativa, com organização coletiva, decisões compartilhadas em termos pedagógicos, administrativos e financeiros.
      Mas para isto acontecer, não podemos acreditar em colocações ingênuas como as que dizem que apenas mudando a escola mudaremos a sociedade, porém não é possível continuar sustentando a posição inversa, pois a escola não é apenas o resultado das estruturas sociais e defender o princípío é o mesmo que negar a  força da educação e das práticas pedagógicas na transformação da realidade.
          Portanto, a confirmação desse contexto só poderá ser dada numa escola autônoma, onde possamos exercer a nossa cidadania através do VOTO, pois só assim as relações pedagógicas serão humanizadas, visto que autonomia faz parte da própria natureza da educação.
          Vamos TODOS exercer este ato de CIDADANIA!

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em Educação 

sábado, 22 de outubro de 2011

Homenagem dos alunos aos professores da E. E. Capitão Mor Galvão.

          Quero neste ambiente parabenizar ao grupo de alunos da E. E. Capitão Mor Galvão, pela brilhante homenagem que os mesmos prestaram no dia 14 de outubro de 2011 àquele(as) que tanto se doam para o processo ensinoaprendizagem -  o PROFESSOR!

          E para ilustrar o que sinto no momento quero extenar  com grande alegria os meus vocábulos com a citação de um grande professor GABRIEL CHALITA:
          "Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão dígna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear um terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes".
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Escola Estadual Capitão Mor Galvão - Comemorando o dia do PROFESSOR nos embalos dos anos 60/70.

          No dia 14 de outubro de 2011, em  rítmos dos anos 60/70, gestores, coordenadores, supervisores e alunos, proporcionaram aos professores homenagens pelo seu dia.
          As homenagens foram bastante diversificadas, como: projeções em slides mostrando as características positivas de cada professor, desfiles, peça teatral pelos alunos, música ao vivo e um delicioso jantar para confraternizarmos. A 9ª Dired esteve presente, pela sua gestora que já foi diretora deste estabelecimento de ensino, com também professora.

          Vale ressaltar que nesta noite o slogan era amor, felicidade, paz e acima de tudo união. Aos céticos que não acreditam que uma escola pode SIM fazer DIFERENTE, deixo a minha mensagem mostrando a todos que Educar, é ter consciência da sua responsabilidade crítica, é fazer dos seus ensinamentos, sementes que germinem em lições de crescimento pessoal e espiritual.
          Portanto, Educar é exercer a cidadania, na luta por um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno. E a vocês nobres Professores  lembrem-se que o educador é aquele que ensina o amor com amor.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação

sábado, 15 de outubro de 2011

Professora/Educadora sim, com muito orgulho!

          Retratando um pouco da minha História profissional....
          No ano de 1982, ainda sob a Lei nº5692/71, conclui o Ensino Médio (Magistério), no Instituto Vivaldo Pereira. Neste período, já trabalhava com carteira assinada, no Educandário Jesus Menino, sendo auxiliar de uma turma do Jardim II. Em dezembro do mesmo ano, submeti ao concurso público municipal, tendo sido a 1ª colocada.

          Exerci as funções educacionais na E.M. "Ausônio Araújo", atuando na pré-escola, nos dois turnos, onde comecei a ser chamada carinhosamente "Tia Irene". Em 1984, concorri ao concurso público estadual. Passei e em fevereiro de 1985, fui trabalhar na E. E. "Capitão Mor Galvão", ensinando as disciplinas de História e OSPB. Neste período surgiu uma vaga na pré-escola deste estabelecimento e recebi o convite para atuar, a qual fiquei bastante lisonjeada.

           A partir de 1987, experiências inovadoras, foram surgindo no âmbito educacional, conduzidas por ideias progressistas, onde uma das defensoras foi Emília Ferreiro, a qual tive o prazer de assistir uma palestra com a mesma em Natal.

          Em 1993, recebi um convite da diretora do Colégio Camilo Toscano, para atuar naquele estabelecimento de ensino, na turma da Alfabetização. Fiquei feliz com o convite, pois foi através do meu trabalho na escola pública, que tive o respaldo para atuar naquele estabelcimento de ensino, mostrando que quando atuamos com dignidade, temos a credibilidade da sociedade.

          A partir da implantação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Darcy Ribeiro - de nº 9394/96, outras mudanças foram introduzidas na escola, entre elas o Ensino Médio, acabando com a pré-escola e criando um novo sistema educacional , através de Ciclos. Com muita garra e determinação, consegui acompanhar a minha turma até o final do Ciclo de Sistematização.
         Vale lembrar, que tive o prazer de supervisionar um Programa de Jovens e Adultos e coordenar a Creche Municipal "O Mundo da Criança", que para mim foi de grande aprendizado.
          Atualmente exerço a minha função educacional como professora orientadora da Telessala, a qual dedico-me fielmente as ideias que defendi na minha especialização - um apoio pedagógico a instituição de ensino .
          Portanto finalizo as minhas palavras agradecendo a todos que passaram por mim, e acreditaram e ainda acreditam no meu trabalho.
          Deixo-lhes com esta mensagem de Paulo Freire:       
"Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em tecnologias em Educação
        


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Divulgando o Projeto do Centenário da E. E. Capitão Mor Galvão, na II Mostra de Cinema

          No período de 29 a 30 de setembro e 1º de outubro do corrente ano, realizou-se a II Mostra de Cinema de Currais Novos.
          A Telessala, através das professoras orientadores Irene, Joana e Ritaaproveitaram este momento para apresentarem o projeto que está sendo desenvolvido sobre o Centenário da escola.    

          As referidas professoras, organizaram a sala, deixando-a bem atrativa para o público visitante, com registro fotográficos da década da criação do Grupo Escolar Capitão Mor Galvão, até a época contemporanea e vídeo elaborado a partir das pesquisas realizadas.
          Quero neste ambiente parabenizar as professoras Dilse e Aparecida, que lançaram aos alunos a ideia de montar um jornal com as informações colhidas, como também as educadoras Evalda e Venir pela credibilidade ao projeto, sendo parceiras com relação ao fardamento. Registro aqui o meu apreço ao aluno Raniere (5º ano), pois o mesmo ficou tão encantado com a sala, que foi os três dias, nos dois horários.
          Quero ressaltar que durante a Mostra, fui entrevistada pelo jornalista/professor do Jornal Gazeta do Oeste (Mossoró), o Sr. Marcos Antônio. Fiquei muito feliz, pois quando projeto ideias, não faço demagogia, apenas luto pelas mesmas, pois educar não é repetir palavras, é criar ideias e encantar-se com o que faz.

Irene Maria de Medeiros
Professora Orientadora da Telessala
Pedagoga/Especialista em Tecnologias em educação