sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Registro das pesquisas da E. E. Capitão Mor Galvão - década 70 / 80

ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO 100 ANOS FAZENDO HISTÓRIA
         O GrUPO ESCOLAR CAPITÃO MOR GALVÃO  QUE SE TORNOU UM SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURRAISNOVENSE, A PARTIR DA DÉCADA DE 70, PASSOU POR MUDANÇAS, COM A LEI 5.692/71.
            ESTA LEI, QUE FIXOU AS DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO DE 1º E 2º Graus, favoreceu esta  instituição. Sendo assim o grupo passou a denominar-se  escola estadual capitão mor galvão - ensino de 1º grau.
            ESSAS MUDANÇAS INTRODUZIDAS NA ESCOLA ASSEGURARAM A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO MÍNIMAS À INSERÇÃO DE AMPLOS SETORES DAS CLASSES TRABALHADORAS EM UM PROCESSO PRODUTIVO AINDA POUCO EXIGENTE, COMO TAMBÉM DE CRIAR AS CONDIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE UMA MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.
         NESTA INSTÂNCIA A  ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO GRADATIVAMENTE FOI SE ADEQUANDO A NOVA LEI. NA MEDIDA EM QUE A EXPANSÃO ACONTECIA, AOS POUCOS OUTRAS SÉRIES IAM SENDO IMPLANTADAS, COMO TAMBÉM O PROJETO MINERVA, UNIFICANDO, O PRIMÁRIO E O GINASIAL, NUM ÚNICO CURSO DE 1º GRAU


         Neste período a escola tinha perdido sua credibilidade e houve uma reorganização estrutural, reerguendo a sua funcionalidade, para revitalização do seu principal objetivo: ensinar e aprender, onde foi  escolhido o diretor francisco candido de sousa e vice-diretora  íris de lima.
        NA GESTÃO DE  FRANCISCO CANDIDO (CONHECIDO COMO BERTO), TODOS TINHAM SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO. SUA ADMINISTRAÇÃO RÍGIDA, REVITALIZAVA E DINAMIZAVA SEU EIXO PRINCIPAL QUE CENTRAVA-SE NA QUALIDADE DE ENSINO.
       ASSIM EM 1977, FOI INICIADA A PRIMEIRA TURMA DE 5ª SÉRIE, NA GESTÃO DO PROFESSOR FRANCISCO CANDIDO, SENDO ESTA CONCLUIDA EM 1980, NA GESTÃO DA PROFESSORA  SOCORRO AMARAL.


         NA GESTÃO DA PROFESSORA SOCORRO AMARAL,  ÍRIS CONTINUOU  COMO VICE-DIRETORA. NESTE PERÍODO (1980), O BRASIL PASSAVA PELAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA GOVERNADORES, POSSIBILITANDO UMA RELATIVA AUTONOMIA PARA IMPLEMENTAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRÓPRIAS.
       NESTA INSTÂNCIA, NOS MEADOS DE 1980, O QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO TORNOU-SE DRAMÁTICO. 50% DAS CRIANÇAS REPETIAM OU ERAM EXCLUÍDAS AO LONGO DA 1ª SÉRIE DO 1º GRAU; 30% DA  POPULAÇÃO ERAM ANALFABETOS, 23% DOS PROFESSORES ERAM LEIGOS E 30% DAS CRIANÇAS ESTAVAM FORA DA ESCOLA. Além disso, 8 milhões de crianças no 1º grau tinham mais de 14 anos (60% de suas matrículas concentravam-se nas três primeiras séries que reuniam 73% das reprovações).
          É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO , FRENTE À GESTORA SOCORRO AMARAL, BUSCOU NA SUA ADMINISTRAÇÃO, EXIGÊNCIA DOS EDUCADORES, EDUCANDOS, COMO OS DEMAIS MEMBROS DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.


          UM ASPECTO QUE MERECE DESTAQUE  NA GESTÃO  DA PROFESSORA SOCORRO AMARAL, FOI A ELABORAÇÃO  DA NOVA BANDEIRA DA ESCOLA, NAS CORES AZUL,  BRANCO E AMARELO,  CRIADA PELO PROFESSOR JOABEL RODRIGUES DE SOUZA E CONFECCIONADA POR LEDA GOMES PINHEIRO.
         A LETRA DO HINO, FOI ESCRITA EM 1978 PELA PROFESSORA MARIA JOSÉ MAMEDE GALVÃO E A MÚSICA DO MAESTRO FRANCISCO B. DAS CHAGAS (CHICO CAÇOTE).


            A GESTÃO DE SOCORRO AMARAL DEU ÊNFASE AO Ensino Religioso, onde se iniciou a 1ª eucaristia, perdurando até a década de 90, com a gestão de  verônica.  Íris foi a vice de berto, continou na gestão de socorro amaral e permaneceu, assumindo a titular com a vacância deixada pela mesma.
         Esta escola centenária terminou a década de 80, atuando com experiências inovadoras, sobretudo na gestão de sistemas de educação conduzidas por ideários progressistas.
         Nos anos 90 com o desenvolvimento tecnológico a educação passa para um novo modelo. A “racionalidade financeira” é a via de realização de uma política educacional, cujo vetor é o ajuste aos desígnios da globalização através dos gastos públicos e diminuição do TAMANHO DO Estado, visando tornar o país atraente ao fluxo do capital financeiro internacional, ONDE UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE “PLANO nACIONAL DE EDUCAÇÃO” VISA ADEQUAR RECURSOS DE MODO A REALIZAR O VALOR SOCIAL DA EDUCAÇÃO. Mas esta será outra parte  desta história educacional.......

Irene maria de medeiros
professora orientadora da telessala
pedagoga/especialista em tecnologias em educação

Um comentário:

  1. Que legal, gostei do blog. Minha mãe professora aposentada Nenzinha Macedo foi funcionária dessa escola, era da biblioteca.

    ResponderExcluir